Compartilhar paixões

Quem me conhece, quem acompanha meu twitter, quem sempre passa por aqui, sabe o quanto gosto de Virginia Woolf e Clarice Lispector, o quanto essas duas poderosas da literatura me fazem acreditar que é possível pronunciar sobre sociedade, política, amor e feminismo escrevendo com qualidade. E gostar delas, de alguma forma, me faz melhor, porque basta eu manter os livros delas por perto que, num momento ruim, folheio, escolho um belo trecho e leio, mergulhando em palavra por palavra e sentindo que o universo de um bom livro jamais será recriado em filmes, seriados, novelas, músicas, etc, etc.

Eu sou uma simples fã, não me peça para fazer alguma crítica pesada que não sou capaz, o máximo que posso dizer é um pouco sobre o amadorismo de Clarice Lispector e o olhar supostamente amargo de Virginia Woolf. Porém esses dois percalços delas são os seus maiores trunfos: Clarice, com todo o amadorismo, que ela mesma sempre assumiu ter, é gigante em suas construções de sentimentos; Virginia, com seu olhar amargurado e inteligente me deixa numa dúvida bonita a respeito dessa suposta amargura ser, na verdade, o humor sofisticado de sua época.

Amar alguma coisa é assim mesmo: você simplesmente gosta. E tanto, e tanto que não poderia viver sem. E então, a Geisa, uma pessoa muito querida, me convidou para falar de Clarice e Virginia no Clube do Livro que acontecerá dia 29 de maio. Fiquei feliz pelo convite e estou na torcida de que o pessoal goste de ouvir uma fã alucinada falando sobre suas paixões clariciwolfianas.

Dados do evento:
Tema: Mulheres Modernas
Data: 29 de maio de 2010, às 16 hrs.
Local: Saraiva Mega Store Iguatemi – Salvador – BA
Para fazer a inscrição (gratuita), clique aqui.

Francine Ramos é formada em Letras Português/Inglês, trabalha com Tecnologia Educacional e em 2011 criou o blog Livro&café. O que ela quer é ser professora de literatura, ter uma boa biblioteca particular, viajar e ler Virginia Woolf. Tudo isso e mais, sem esquecer do café.

  • http://rosangelaneres.com/ Rosangela

    Que legal e que chique, Francine!!! Você vai arrasar, porque leituras e amor por essas autoras maravilhosas não lhe falta. E é isso tudo o que faz o seu diferencial!!

    Bjo e parabéns!

  • http://achados--e--perdidos.blogspot.com/ Karina

    Parabéns Fran!
    Depois quero saber como foi! =)

    Virgínia e Clarice são as melhores, mesmo!
    Sempre serão.

    Beijos!

  • http://www.raibomfim.blogspot.com/ Raiça Bomfim

    Fiquei feliz com sua visita, Francine, e com as paixões que voce compartilha.

  • http://rafaellamonteiro.blogspot.com/ Rafaella

    Quanto tempo sem vir aqui, saudade.
    anunciando a minha volta ao seu lar, apenas.

    Beijos.

    : )

  • http://chadascincodiariovirtual.blogspot.com/ Erika

    Sem comentários, amiga, você tá muito chique, se eu ainda estiver em Salvador vou com toda certeza te ver arrasar!

  • http://invanillasky.blogspot.com Isa

    Oi Francine!
    (ownnn, 29/05 eu vou tá em SSA, se não me sequestrarem quem sabe posso até ir hehehe)