Retrospectiva Literária 2011

Notícias

JANEIRO:
O ano começou com um trecho do conto Retrato 7, da escritora Virginia Woolf, lá eu comentei sobre, mesmo não os conhecendo pessoalmente, nossos escritores  preferidos serem nossos amigos. Teve 2 posts sobre biografias, falei sobre uma de Virginia Woolf, escrita por Monique Nathan e em outro utilizei um trecho do livro Orlando para exemplificar o que seria uma boa biografia. Resenhei o livro Tristessa, de Jack Kerouac, escrevi uma carta à Virginia Woolf e fiz um post sobre a escolha de um livro.

FEVEREIRO:
O curto mês de fevereiro trouxe ao blog três resenhas que adorei fazer, como também amei os livros: Precisamos Falar sobre o Kevin, da americana Lionel Shriver, A Viagem, de Virginia Woolf e O Hobbit, de J. R.R. Tolkien. Brinquei de filosofia barata nos posts A Verdade Mora nos Detalhes e Prateleira de Fios. E fiz um compilado de cenas de filmes onde aparecem os personagens lendo livros.

MARÇO:
No mês do outono o que mais me surpreendeu foi a escritora Patti Smith e o seu livro Só Garotos. Aconteceu também a resenha do livro Diário & Cartas da neozelandesa Katherine Mansfield, a blogagem coletiva “Em Fahrenheit 451 qual livro você seria?” e terminei o mês comentando sobre um conto de Clarice Lispector chamado Mal-estar de um Anjo, um dos meus preferidos.

ABRIL:
Contei sobre o escritor americano Charles Bukowski com a resenha de Pulp, o último livro que ele escreveu e o diário chamado de O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio. E, como sempre, Virginia Woolf apareceu no blog através da sua personagem mais famosa Mrs. Dalloway.

MAIO:
Comprei os dois volumes do Diário da Virginia Woolf, uma edição portuguesa rara e cara que encontrei num sebo. Minha felicidade foi tanta, que tive de fazer um post com fotos dos livros lindos e velhos, foi o mês da leitura estranha que fiz num livro da Clarice Lispector, o Água Viva, também contei sobre o me novo trabalho e usei um conto da genial Clarice para explicar o que é um bom começo.

JUNHO:
No mês das festas juninas e início do inverno, fiquei com a leitura de Arthur Schopenhauer em A Arte de Escrever, resenhei mais um livro da grande Lionel Shriver, O Mundo Pós Aniversário, comentei sobre o poema Apontamento, de Fernando Pessoa, pois tive de decorá-lo para um trabalho na faculdade  e contei sobre o romance que eu estou/estava escrevendo.

JULHO:
Nas férias fiz um post com alguns livros que comprei, mostrei um pequeno fragmento de um texto meu, resenhei O Quarto de Jacob, um maravilhoso romance de Virginia Woolf e comentei sobre uma frase engraçada de Caio F. Abreu, um escritor brasileiro que preciso muito conhecer melhor.

AGOSTO:
No mês de cachorro louco e do meu aniversário fiz apenas três post: comentei sobre um trecho perfeito do livro Reparação, de Ian MacEwan e também, através da parceria com a Editora Revan, realizei um sorteio no twitter @k_masfield que ficou registrado aqui e aqui.

SETEMBRO:
O mês da primavera foi o mês dos clássicos: falei de Edgard Allan Poe e o conto Assassinatos da Rua Morgue, Jack London com o seu perfeito conto Fazendo uma Fogueira e também comentei sobre Reparação, um romance que li errado.

OUTUBRO:
Foi o mês que nasceu a página Livro & Café no Facebook, publiquei um texto meu que escrevi quando morava em Salvador. Em parceria com o Sebo Livronauta, fiz um sorteio de um livro da Ruth Rendell, resenhei Travessuras da Menina Má, do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010 Mario Vargas Llosa, e iniciei minha leitura de Grande Sertão: Veredas criando a série Diário de Leitura.

NOVEMBRO:
No penúltimo mês do ano, resenhei o livro Felicidade e Outros Contos, de Katherine Mansfield, o delicioso livro O Homem Despedaçado, do brasileiro Gustavo Melo Czekster, o clássico O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, e o incrível On The Road do americano maluco Jack Kerouac. Em parceria com o escritor Maurício Gomyde, iniciei a promoção Ainda Não Te Disse Nada que, além do livro que já foi sorteado, os participantes estão concorrendo a um iPad.

DEZEMBRO:
No início do verão e último mês do ano, teve o colaborador Alex Sens com a resenha de Despertar: uma vida de Buda, de Jack Kerouac, aconteceu o evento A Hora de Clarice em várias capitais do Brasil, resenhei O Homem Duplicado, do grande mestre José Saramago, criei a enquete “O que você quer ler no blog em 2012?”  e desejei a todos boas festas e leituras!

CURIOSIDADES:

As resenhas mais lidas:
Água Viva, de Clarice Lispector
A Viagem, de Virginia Woolf
Tristessa, de Jack Kerouac

Os posts com mais comentados:
On the Road
Meu Romance
As frases mais tuitadas de Katherine Mansfield

Os leitores que mais comentaram:
Karina Cedeño
Erika Saab
Fernanda Gimenez


Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.
4

Comentários

Comentar
  1. Olá. Muito bacana a sua retrospectiva. Gostei muito do formato. Ano que vem eu talvez adote, posso?

    Feliz 2012 com mais e mais leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.