Diário de leitura: 2666, de Roberto Bolaño (3)

3

A PARTE DOS CRÍTICOS

Eu não disse quais são “as partes” de 2666, então vamos lá:

2666

Estou na parte dos críticos, página 75. A ideia é chegar até a página 162 neste mês para completar a primeira parte. Parece simples, mas infelizmente ninguém me paga para ficar em casa lendo e escrevendo, portanto eu tenho as obrigações de todo cidadão comum: trabalhar das oito às cinco e duas vezes por semana ir à faculdade. E também sou filha de Baco, preciso me divertir. E tenho minha família para visitar, amigas para conversar, etc e tal. E também os outros livros, claro: o diário e uma biografia de Virginia Woolf e alguns contos de Katherine Mansfield. Não é fácil enfrentar um livro de 850 páginas, porém prazeroso. 

Os personagens que comentei nos posts anteriores (Pelletier, Morini, Espinoza e Norton) continuam se relacionando, criando vínculos maiores, outros menores, e tudo com literatura sabor pesquisa eterna. Se eles vão ao bar, falam de literatura; se passeiam no parque, falam de literatura; se vão para um congresso sobre literatura…

E agora começam pequenas suposições sobre a verdadeira identidade de Archimboldi, o escritor que os quatro amigos pesquisam, é vivo, mas nenhum deles conhece pessoalmente. Será que ele existe mesmo? Quanto anos ele tem? Onde mora? Tudo me leva a crer que Archimboldi terá uma ligação direta com “os crimes” (a 4ª parte), pois personagens misteriosos possuem essa qualidade de desviar nossa atenção para o verdadeiro criminoso, ou não. Bolaño é que é o mistério.

[faltam 87 páginas para finalizar a primeira parte. Hoje é dia 14, tenho 16 dias para ler. 87 dividido por 16 dá 5,43. Seis páginas por dia até o dia 30. Tá tranquilo.]

Onde Comprar: 
Fnac
Livraria Cultura
Livraria Cultura (ebook)
Submarino

Por:

Francine Ramos é formada em Letras Português/Inglês, trabalha com Tecnologia Educacional e em 2011 criou o Livro&café. O que ela quer é ser professora de literatura, ter uma boa biblioteca particular, viajar e ler Virginia Woolf. Tudo isso e mais, sem esquecer do café.

  • Alex

    Adorando. Você faz contas de páginas restantes para certo período do livro em certo período de tempo como eu. Bate aqui: o/

    • Francine Ramos

      hahaha “é nóis”, mano Sens o/

      • Silas Leal

        Eu tbm, hehe…