Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrer

Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrerDiana Wynne Jones

Diana foi uma escritora britânica que faleceu em 2011. Sua literatura influenciou grandes autores contemporâneos, como J. K. Rowling e Neil Gaiman.

A obra da escritora é grande, somando mais de quarenta livros, mas, infelizmente, apenas alguns foram publicados no Brasil pela Geração Editorial e Editora Record.

A Geração Editorial publicou os cinco primeiros volumes da série “Os Mundos de Crestomanci”, uma saga fantástica de livros infanto-juvenis que aborda mundos paralelos, um menino órfão e magia, muita magia. Qualquer semelhança com Harry Potter não é mera coincidência. Diana foi professora de J. K. Rowling e seus livros foram escritos anos antes do bruxinho conquistar o mundo. Entretanto, quando viva, Diana se recusava a afirmar a inspiração de Rowling em sua obra.

Howl´s Moving Castle, “O castelo animado”, no Brasil, é uma das obras mais incríveis de Diana e foi adaptado para o cinema por Hayo Miyazaki, numa animação de encher os olhos.

A Editora Record publicou no Brasil “O castelo animado”, “O castelo no ar” e “A casa dos muitos caminhos”.

É uma pena que a maioria de seus livros publicados no Brasil não sejam mais comercializados. Vamos torcer para os outros livros de Diana chegarem por essas bandas e para os que já estão por aqui, ganharem reedição!

Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrerMarjane Satrapi

Marjane tem uma história de vida muito interessante, viveu em meio a Revolução Islâmica de 1979, quando o Irã se tornou um país extremamente repressivo e conservador. Viu seus entes queridos serem presos, alguns até mortos em nome de uma liberdade que não usufruíram.

Quando completou 14 anos, seus pais mandaram-na para Áustria, onde aprendeu a viver sozinha e cuidar de si mesma, enfrentando dificuldades que a fizeram sentir vergonha de si mesma por ter deixado seus valores de lado. Depois de quatro anos retornou ao Irã e descobriu um país completamente diferente, retomou sua vida, adaptando-se à nova realidade e se tornou uma nova mulher.

Ela conta tudo isso e muito mais em “Persépolis”, sua autobiografia em HQ publicada pela Companhia das Letras.

Satrapi tem outras obras publicadas no Brasil pela Companhia, entre elas, Frango com Ameixas que é uma história de família, ou melhor, a história trágica do tio avô de Marjane, o músico Nasser Ali Khan. O livro possui uma linguagem fácil e por ser tão marcante é envolvente e impossível de se abandonar pela metade. O traço de Satrapi é muito bonito, apesar de ser extremamente simples.

Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrerKelly Link

Kelly Link é uma escritora de contos estadunidense. Cheguei até ela através de Neil Gaiman, o mestre da ficção.

Gaiman comentou em algum lugar que Kelly era uma escritora singular e deveria ser considerada um tesouro nacional, então, como boa discípula que sou, acabei adquirindo o livro e me surpreendi com a narrativa no estilo slipstream, uma mistura de fantasia , horror, ficção científica, realismo e mistério.

Link escreve muito bem, suas histórias são instigantes e bem desenvolvidas. Prendem o leitor até a última página.

Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrerJennifer Egan

É uma grande escritora americana, seu livro “A visita cruel do tempo”, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, foi ganhador do prêmio Pulitzer em 2011.

“A visita cruel do tempo” tem uma estrutura incomum, conta a história de personagens durante várias fases da vida, em tempo e espaço distintos. No início, essas histórias parecem contos desconexos, mas no final, somos surpreendidos quando percebemos que os personagens estão interligados.

Aqui tem uma entrevista maravilhosa com a escritora!

Cinco escritoras que você precisa conhecer antes de morrerMichela Murgia

É uma escritora premiada na Itália. Seu romance “Acabadora”, publicado no Brasil pela Alfaguara, ganhou os prêmios Campiello e SuperMondello de Literatura. Além disso, vendeu milhares de exemplares na Europa e se tornou um Best-seller.

Acabadora foi minha segunda leitura de 2014. Uma das minhas melhores leituras em muitos anos. É uma história simples e encantadora. Michela é uma escritora que merece ser publicada no mundo inteiro. A resenha de Acabadora está aqui.


Aléxia Roche

Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf