O médico e o monstro (Robert Louis Stevenson)

o médico e o monstroMesmo que eu já houvesse lido há alguns anos a versão em inglês (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde), acabei comprando novamente a edição em português da Hedra: O médico e o monstro (Robert Louis Stevenson). Além de ter amado sua maravilhosa ilustração de capa, eu fiquei com vontade de ler de novo, já que minha memória para finais (de livros, de filmes, etc) é curtíssima: sou capaz de esquecer o final de um livro que eu amei perdidamente em 2 meses. Eu sei… lamentável.

Em cerca de 100 páginas, a história é a seguinte: certo dia de 18xx (o próprio autor assim escreve), Mr. Utterson, advogado, recebe o testamento do Doutor Henry Jekyll, que deixa todos os seus bens e outras regalias para Edward Hyde. O advogado supõe que seu cliente está sendo vítima de chantagem e passa então a investigar os supostos envolvidos.

Ao longo dos capítulos somos apresentados de forma um pouco mais profunda aos personagens e são desvendados os relacionamentos entre eles. Mas a grande moral é: existe a possibilidade de algum ser humano ser totalmente bom? E caso fosse, seria desejável? Ou somos todos dotados do bem e do mal?

Apesar de eu não lembrar os mínimos detalhes desde a última leitura, a história bem na verdade é óbvia. Ainda que seja um clássico, o que significa que antes de ler basicamente já conhecemos grande parte, a leitura em si não é surpreendente. Está certo que clássico é clássico (e não se discute?), mas (em minha opinião), deixa bastante a desejar.

Onde Comprar O médico e o monstro (Robert Louis Stevenson): 
Edição da Editora Hedra: Livraria Cultura
Edição da L&PM: Submarino
ebook: Livraria Cultura


14 Comments
          1. Eu comecei a ler Dorian há uns 2 anos, mas larguei lá pela 30º página. Está aqui na minha fila, mas agora que você disse isso provavelmente não vou ler tão cedo! 😀

          2. kkkkkk….não vale falar do Jorge Amado! E percebi que falei pra você dia desses que tinha lido “Solaris” do Ian, sendo que o nome do livro é “Solar”. hehehe

  1. Nossa, Isadora, ainda esta semana estava me lembrando de livros que li há muito tempo e queria ler de novo e um deles era O Médico e o Monstro. Esta capa ficou muito legal, adorei a edição da Hedra!

    1. Sempre tenho medo de reler, principalmente os que gostei muito (mas não foi o caso). Essa capa está linda mesmo, a ilustração saltou aos meus olhos na estante 🙂

  2. Do Stevenson, eu gosto de “O clube do suicídio”. Acho que “o médico e o monstro” deixa a desejar, mas vale ter essa edição lindíssima na estante! rs

    1. Esse está na minha lista, parece beeeeeem interessante 🙂 Essa edição é linda mesmo… e como da outra vez que li era emprestado, valeu a compra!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf