Minhas Adoráveis Ex-Namoradas e a influência de Dickens

Lançado em 2009 com Matthew McConaughey e Jeniffer Garner, Minhas Adoráveis Ex-Namoradas é uma comédia romântica cheia de clichês, mi-mi-mis e previsibilidades, como a maioria dos filmes do gênero.

O longa retrata a vida de Connor Mead (McConaughey), um garanhão bem sucedido que só deseja prazer e diversão sem se importar com o verdadeiro amor. Quando seu irmão está prestes a se casar, Connor reencontra Jenny (Jeniffer Garner), uma amiga de infância, com quem já se envolveu amorosamente.

Connor recebe a visita de três fantasmas de ex-namoradas de seu passado, presente e futuro. Elas desejam mostrar ao protagonista que a vida não é apenas prazer e mulheres, querem mostrar a Connor seu verdadeiro amor, e através delas percebe seus erros e recomeça uma nova vida.

Fiquei impressionada quando descobri esse filme! E pensar que foi lançado em 2009. Na verdade, não achei nada engraçado (mesmo sendo comédia), tampouco inteligente. É bem água com açúcar mesmo e o desfecho tem mais açúcar do que água.

O que me impressionou foi descobrir que existe mais um filme com a temática natalina de Dickens, inspirado em “Um conto de Natal”. Quem não conhece o livro, com certeza já viu adaptações, seja em Os fantasmas de Scrooge, da Disney ou até mesmo a versão da Barbie em Um Cântico de Natal. Lembro que até o Maurício de Souza fez uma adaptação da história de Dickens em uma HQ do Chico Bento.

O legal foi ter visto Dickens em um filme da atualidade, trazido para um cenário mais moderno e contemporâneo, mesmo em um filme meia boca, como o “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”.

Em “Um conto de Natal”, Ebenezer Scrooge é um velhinho ranzinza, que só amolece seu coração após a visita dos fantasmas do Natal passado, do presente e futuro. Quem é fã de Dickens não deve deixar de conferir o filme e as animações para comparar a temática, as influências e as distorções!


Aléxia Roche

Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf