23 filmes para pensar em questões de gênero

Listas

Listas são possíveis quando você tem bons amigos para colaborar. Desta vez, durante uma conversa despretenciosa sobre filmes, caimos no assunto das personagens mulheres nos filmes, naqueles que tocam em assuntos que ainda precisam ser discutidos, como as questões de gênero. Até pensamos que, talvez, somente o fato de filmes terem protagonistas mulheres já se torna um filme para ser possível pensar em questões de gênero… Será que é somente isso? Acreditamos que não, por isso, fizemos esta lista com filmes que vão além. Confira:

1. Tomboy (2011, Direção de Céline Sciamma)

Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.

2. Meninos não choram (1999, Kimberly Peirce)

A história da vida de Brandon Teena, uma mulher que escolhe se passar por homem. Ela começa um caso de amor com uma mãe solteira da zona rural de Nebraska e sofre trágicas consequências como resultado da descoberta de sua transexualidade.

3. Livre (2014, Direção deJean-Marc Vallée)

Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para isso, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do Oceano Pacífico.

4. Dois dias, uma noite (2014, Direção de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne)

Sandra ficou afastada do trabalho por depressão e, ao retornar, descobre que seus colegas aceitaram receber um bônus em troca de sua vaga. Agora ela tem apenas um final de semana para fazer os colegas mudarem de ideia.

5. Fora do jogo (2006, Direção de Jafar Panahi)

Quem é aquele rapazinho tímido sentado entre fãs barulhentos no autocarro que segue em direção ao estádio de futebol? Na verdade o rapaz é uma rapariga, e não está sozinha. No Irão, as mulheres também gostam de futebol. Mas estão proibidas de ir aos estádios. O conceituado realizador iraniano Jafar Panahi assina de forma inspirada um filme notável sobre a desigualdades dos direitos das mulheres no Irão.)

6. As Horas (2003, Stephen Daldry)

A história de três mulheres de épocas diferentes unidas pelo livro de Virginia Wolf, “Mrs. Dallaway” e pelos mesmos dramas existenciais retratados na obra: o desespero das horas que não passam, que são sempre iguais.

7. A fonte das mulheres (2011, direção de Radu Mihaileanu)

Em um povoado entre o norte da África e o Oriente Médio, as mulheres buscam água em um manancial muito distante sob um sol intenso. Leila faz uma revolução e passa a liderar uma greve de sexo das mulheres, que força os homens a realizar o trabalho.

8. Pequena Miss Sunshine (2006, direção de Jonathan Dayton, Valerie Faris)

O sonho da pequena Olive é participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca então em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família tem que correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a apresentação criada pelo seu avô.

9. Thelma & Louise (1991, Ridley Scott)

No Arkansas, garçonete quarentona e jovem dona de casa entediadas resolvem fazer pequena viagem para fugir da rotina. Quando param num bar, matam um estuprador e fogem, com destino ao México, mas são perseguidas pela polícia.

10. As Virgens Suicidas (2000, Sofia Copola)

Cinco irmãs sonhadoras, as Lisbon, moram em uma casa simples de subúrbio em uma rua cheia de árvores, em meados dos anos 70 nos Estados Unidos. Seus destinos são marcados visivelmente pela vizinhança cheia de meninos, que ainda hoje continuam obcecados por elas.


11. Desmundo (2002, direção de Alain Fresnot)

Uma órfã enfrenta inúmeras dificuldades após ser enviada ao Novo Mundo pela Rainha de Portugal, com o propósito de se casar com um colono. Baseado no livro de mesmo nome, da escritora Ana Miranda.

12. Eclipse Total (1995, direção de Taylor Hackford)

Após ter sido absolvida do assassinato do marido, uma mulher é acusada de matar seu chefe. Uma jornalista volta à cidade com sua filha para cobrir o caso e se vê obrigada a enfrentar seu passado e confrontar sua mãe.

13. Preciosa (2010, direção de Lee Daniels)

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.

14. Aquário (2009, Andrea Arnold)

A volátil Mia tem 15 anos e está sempre se metendo em confusão. Foi expulsa da escola e, ignorada por seus amigos, passa os dias vagando pela vizinhança. Seu único interesse é a dança, que ocupa grande parte do seu tempo livre. Quando num dia quente de verão sua mãe traz para casa o atraente e simpático Connor, as coisas prometem mudar pra melhor. O misterioso estranho parece ter vindo para trazer amor e alegria definitivos para suas vidas.

15. Mulheres a beira de um ataque de nervos (1988, Almodóvar)

Mulher é deixada por amante, mas não se conforma e tenta entrar em contato com ele através de sua esposa, que também não sabe de seu paradeiro. Enquanto isso, sua amiga acha que está sendo perseguida pela polícia por causa do seu namorado terrorista.

16. Tudo sobre minha mãe (1999, Almodóvar)

Um provérbio grego diz que apenas mulheres que lavaram seus olhos com lágrimas podem ver claramente. Este provérbio não se aplica à Manuela. À noite em que um carro atropelou o seu filho Esteban, Manuela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos.

17. A pele que habito (2011, Almodóvar)

Um evento traumático arruina o estranho relacionamento entre um cirurgião plástico e a mulher que ele mantém presa em sua luxuosa mansão…

18. Bordadeiras (2004, direção de Éléonore Faucher)

Claire tem 17 anos e sempre morou no campo com os pais. De repente, se vê grávida de 5 meses sem desejar o filho. Sem qualquer apoio, ela resolve dar o bebê em adoção e se refugia na casa de uma bordadeira que acaba de perder o filho.

19. Corpo Celeste (2012, direçao de Alice Rohrwacher)

Marta (Yle Vianello) é uma menina de 13 anos que, depois de quase toda uma vida a viver na Suíça, regressa à pequena cidade onde nasceu, na região da Calábria, Itália. Ali, na companhia da mãe e da irmã mais velha, vai ter de encontrar o seu lugar na comunidade e redescobrir-se como ser humano. Escrito e realizado por Alice Rohrwacher, um filme sobre as enormes transformações da puberdade através do olhar de uma adolescente.

20. E Buda desabou de vergonha (2007, direção de Hana Makhmalbaf)

Baktay tem seis anos e vive com sua família em Bamian, cidade em que tesouros da cultura local, como as estátuas de Buda, foram destruídas pelos talibãs. Instigada por seus vizinhos que já sabem ler, ela faz de tudo para poder estudar em uma escola para meninas que abre do outro lado do rio. Quando segue para a escola, no caminho encontra um grupo de garotos acostumados a brincadeiras de guerra, que resolvem prendê-la como prisioneira.

21. A fita azul (2012, Rebecca Thomas)

Rachel, uma jovem adolescente criada em uma comunidade mórmon fundamentalista, acredita na concepção imaculada por meio da música, enquanto sua família fundamentalmente religiosa diz respeito a sua condição como uma transgressão intolerável.

22. A garota da fábrica de fósforo (1990, Aki Kaurismäki)

Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento.

23. O sonho de Wadja (2012, direção de Haifaa Al-Mansour)

Embora Wadjda viva em uma cultura conservadora, é uma garota cheia de vida que deseja comprar uma bicicleta para disputar uma corrida com seu melhor amigo. Com dificuldades para realizar seu sonho, pois bicicletas são consideradas perigosas para meninas, Wadjda terá que conseguir o dinheiro sozinha.


Fã de David Foster Wallace e Italo Calvino, perde horas assistindo séries na Netflix, gosta de sorvete de amendoim e ouvir The Strokes aos domingos de manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.