8 personagens da literatura que também amam ler

Listas

O prazer de ler é dobrado quando se compartilha os mesmos livros. Essa afirmação é de Katherine Mansfield, uma escritora de contos. Faço aqui uma licença poética e digo que, além de ser maravilhoso compartilhar os mesmo livros, é lindo também quando encontramos uma personagem que também lê! Confira abaixo 8 personagens da literatura que também amam ler.

1. Rachel Vinrace – A Viagem (Virginia Woolf)

Rachel Vinrace é uma personagem do livro A Viagem, escrito por Virginia Woolf. Na história, ela é uma jovem garota que viaja de navio rumo à América do Sul. A viagem traz a ela muitas experiências importantes para a vida e também a paixão. Durante toda a história, os livros fazem parte da rotina da personagem, que divide sua vida social com os livros e também a música. É inspirador para o leitor que está encarando um livro com mais de 500 páginas ter uma personagem leitora. Além dos belos momentos de leitura em alto mar, é possível também uma aproximidade maior à personagem, que compartilha da própria paixão com o leitor.

Sua mente vagava afastando-se de Nora, mas continuava pensando em coisas que o livro sugeria: as mulheres e a vida. (p. 192)

2. Hermione Granger – Harry Potter (J. K. Rowling)

Dispensa muitas apresentações. Hermione é a garota que resolve várias coisas importantes na história dos bruxos ingleses, a princípio ela até causa um certo desconforto, de tanto que adora um livro e uma pesquisa na biblioteca, mas… o resto os leitores e fãs já sabem!

3. Hal Incandenza – Graça Infinita (D. F. Wallace)

Graça Infinita e um calhamaço de mais de mil páginas, escrito por David F. Wallace. A obra é sobre a família Incandenza e muitas outras coisas que seu eu for explicar aqui vai ficar longa demais essa lista. Portanto, basta você saber que um dos personagens principais adora ler!

“Eu leio. Eu leio e estudo. Eu acredito que li tudo o que você leu… eu como bibliotecas. (…)”

4. Liesel Meminger – A menina que roubava livros (Markus Zusak)

Tudo bem que  primeiro livro que ela leu foi um manual para coveiros. Isso mesmo. Mas depois ela descobre uma linda biblioteca e vai lá todos os dias roubar uns livros. O problema é que a história se passa duranta a Segunda Guerra e a garota… ah! que história triste.

5. Daniel Sempere – A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón.)

Esse eu ainda não li, mas é um livro que sempre me indicam. Então eu já sei que tem um personagem que adora os livros, encontra uma biblioteca secreta e ainda tem que lidar com o fato de que há uma pessoa queimando os livros…

6. Tyron Lannister – As crônicas de gelo e fogo (J.R.R. Martin)

Tyron, personagem que todos amam.

(…) meu irmão tem uma espada e eu tenho minha mente. E uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. É por isso que eu leio tanto, Jon Snow.”

7. Bela – A Bela e a Fera (Gabrielle-Suzanne Barbot)

Melhor usar uma imagem de uma das adaptações da Disney.

8. Guy Montag – Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)

Guy Montag queima uns livros, mas depois começa a pensar melhor e…

Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.