Divas Abandonadas – Os Amores e Sofrimentos das 7 Maiores Divas do Século XX

No Livroterapia de Fevereiro eu escolhi falar de um livro muito especial. Divas Abandonadas de Teté Ribeiro é um livro “de mulher para mulher”. Há um tempo atrás, uma grande amiga chegou com ele na mão e me disse: “Já leu, amiga? Precisa ler”. Na época, eu e ela tínhamos começado juntas um projeto de empoderamento feminino. Precisava ler, mesmo.

No meu trabalho terapêutico com mulheres identifiquei que a maioria delas, atribuem  culpa a si mesmas de tudo que acontece de ruim  em termos de relacionamentos em suas vidas. Tudo mesmo. Isso vai desde uma violência sexual, quando ainda eram só garotinhas, até um casamento que termina. Divas Abandonadas, nesse ponto, é de utilidade pública. Ele vem mostrar que A CULPA NUNCA É DA VÍTIMA! Que se você sofre ou sofreu em um relacionamento abusivo, que se você tem um parceiro machista, que não lhe respeita e não de lhe dá valor, que não demonstra afeto e admiração por você, a culpa não é sua, o problema não está em você.

Você não tem que se desdobrar para agradá-lo, para atingir as expectativas dele. O comportamento dele não tem a ver com o fato de você não ser bonita o suficiente ou magra o suficiente, não fazer piruetas na cama todo dia, ou não saber cozinhar bem. O comportamento dele diz respeito aos problemas dele. Porque quem precisa tratar mal ou diminuir o outro, principalmente aquela que ele escolheu para estar a seu lado, de quem deveria ser parceiro, tem muitos problemas, acredite, palavra de terapeuta.

E não há prova maior disso do que o resumo da biografia amorosa de sete grandes mulheres que Teté Ribeiro traz neste livro, são elas: Lady Di, Ingrid Bergman, Jackie O., Sylvia Plath, Maria Callas, Tina Turner e Marilyn Monroe. Sim, mulheres famosas, lindas e ricas, que provocaram fascínio em multidões, também foram vítimas de decepções, de falta de amor e de relacionamentos abusivos. Uma leitura envolvente, que gera empatia imediata nas leitoras que, ao mesmo tempo que te deixará indignada também a fará mais consciente e fortalecida para acreditar que você é digna de ser amada e respeitada e a continuar a lutar por isso.

Onde comprar o livro “Divas Abandonadas” (Teté Ribeiro):

Amazon


Erika Saab

Erika Saab graduada em Psicologia, tem formação em Personal & Professional Coaching e em Consultoria de Imagem. É uma das idealizadoras do Projeto As Flores de Gaia, um Circulo de Mulheres, voltado para o fortalecimento da consciência feminina quanto aos seus papéis e potencialidades. Atua como Psicoterapeuta e Coach, ajudando mulheres com questões de Autoestima, Relacionamentos e Comportamento Alimentar. Cresceu cercada por livros e por eles se apaixonou cedo! Em seus atendimentos de Psicoterapia e nos processos de Coaching, sempre recebeu solicitações das pessoas de indicações de leituras que as ajudasse, de alguma forma, em suas jornadas individuais, daí nasceu a ideia da coluna Livroterapia.

1 Comment
  1. Olá! Tudo bem?

    Nossa, adorei esta resenha! Ainda não conhecia o livro. Fiquei bastante interessada.

    Assim como você, Erika, também tenho formação na área de Psicologia. Bom saber que os psicólogos também escrevem sobre livros e compartilham destas paixão!

    Estou com um blog novo na área, intitulado “Entre Linhas, Entre Pautas”. Nele, publico resenhas literárias, musicais e de séries. Se quiser, fique à vontade para dar uma passadinha por lá, dar uma olhada nos posts já publicados e deixar, claro, seu comentário e suas sugestões!

    Aguardo sua visita!

    Abraços,

    Jennifer.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf