Livros Interativos: Coleção Praticando o Bem Estar

Descobrir que estavam fazendo livros interativos em tempos de “tudo digital” foi uma surpresa muito boa para mim, que cresci em uma época em que ainda se fazia tudo em caderninhos decorados e se escrevia cartas à mão para os amigos. Quando conheci a coleção Praticando o Bem Estar da Editora Vozes, foi amor à primeira vista! São Cadernos de Exercícios, escritos por especialistas, cada um com um tema mas, sempre voltados para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal! Comprei uns três e logo decidi comprar mais. Comecei a usar nos processos de coaching, nas sessões de psicoterapia e todo mundo amava.


Mas o que tem de tão legal nesses livrinhos? Nós estamos vivendo em um tempo em que tudo tem que ser rápido e fácil, as pessoas não querem mais “perder tempo” ou esperar para colher os frutos de algo, acabam sendo tomadas pela rotina e desistindo do que não parece urgente. E aí é que está a grande sacada destes livrinhos, eles tem cara de fáceis, de que vai ser muito rápido digerir seus conteúdos, com títulos atraentes que seduzem gente apressada e que quer resolver tudo sem rodeios, ir direto ao ponto. Só que aí você pega seu caderno de exercícios, senta para resolver as tarefas propostas e vem o baque: “nunca tinha parado para pensar sobre isso” (é a frase que mais ouço depois de apresentar um livrinho desta coleção a um paciente ou cliente de coaching). A verdade é que estes livrinhos, aparentemente inofensivos, propõe algo quase revolucionário para nossos contemporâneos: parar e refletir, sair do piloto automático para elaborar conteúdos e escrevê-los à mão, não digitá-los rapidamente e usando siglas no lugar das palavras. E quando você for ver, já estará fisgado pela proposta da coleção que é promover o bem-estar.


Eu, como disse, tenho alguns, mas escolhi falar  neste post de um que foi um dos primeiros que comprei: Como Desacelerar Quando Tudo Vai Rápido Demais. A proposta desse caderno é ir de encontro a aceleração, fragmentação e a compressão do tempo e rever a nossa percepção deste tempo para aprender a ir mais devagar e ser capaz de levar a vida com mais serenidade e lucidez. Sabe a tão falada Atenção Plena? É isso, viver o presente, sem se deixar tomar pelo medo do futuro e ou dos fantasmas do passado. E para isso, propõe vários exercícios que vão de questionários a práticas de mindfulness

Para encerrar, vou deixar uma frase deste caderno, que tem uma capa fofa mas, uns conteúdos que muitas vezes tem o efeito “tapa na cara”:

“O homem deixou a terra doente por causa de um demais que não é necessário `a vida. Carros demais, comida demais, conforto demais, prazeres demais. Isso é o que envenena as nossas existências” Gitta Mallasz

E também a lista do outros que eu tenho pois, caso queiram que eu fale de algum, é só pedir nos comentários. Aproveita e me conta se você também gosta de livros interativos:

  1. Caderno de Exercícios para Cuidar de Si Mesmo.
  2. Caderno de Exercícios para Aprender a Amar-se, Amar e Ser Amado (A).
  3. Caderno de Exercícios para Ficar Zen Em Um Mundo Agitado.
  4. Caderno de Exercícios para Descobrir os Seus Talentos Ocultos.
  5. Caderno de Exercícios de Gratidão.
  6. Caderno de Exercícios de Inteligência Emocional.
  7. Caderno de Exercícios para Aumentar a Autoestima.
  8. Caderno de Exercícios para Aliviar as Feridas do Coração.
  9. Caderno de Exercícios de Meditação no Cotidiano.


Erika Saab

Erika Saab é Psicóloga, Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental, com formação em Personal & Professional Coaching. Atua como psicoterapeuta, coach e facilitadora de grupos femininos. No Livroterapia, compartilha impressões de suas leituras e dá dicas de livros que possam ser ferramentas de desenvolvimento pessoal.

2 Comentários
  1. Oi… Como vc utiliza nas suas sessões de psicoterapia? Tira copia, pede para o paciente comprar?, Empresta o teu?,

Deixe uma resposta

O seu e-mail não será publicado, fique tranquilo.