[HQ] Nimona (Noelle Stevenson): além de vilões, mocinhos, bandidos e monstros.

Nimona é o nome da personagem principal e título da HQ escrita por Noelle Stevenson, ilustradora e quadrinista muito elogiada no universo das ilustrações e quadrinhos. A garota é uma metamorfa, com poderes de se transformar em animais e outras pessoas quando desejar. Muito decidida e valente, Nimona se aproxima de Lorde Ballister Coração-Negro, um cavaleiro considerado o vilão da história e, juntos, eles mostram quem realmente são, muito além de vilões, mocinhos, bandidos e monstros. 

É interessante que a garota se mostra muito confiante em suas decisões, apesar de manter todo um mistério sobre quem ela é o que deseja realmente. Coração-Negro, por outro lado, tem características mais comuns às histórias de heróis injustiçados: o desejo de provar para as pessoas a sua verdade. Portanto, para Nimona, a princípio, é um absurdo um vilão não querer matar as pessoas, por exemplo.

Assim, conforme a história avança, o leitor pode ampliar o seu leque sobre conhecer realmente esses personagens, pois, cada um com suas máscaras, vão se revelando muito profundos e provocadores, pois, a história apresenta as diversas camadas cruéis da sociedade, como o abandono de menores, a falta de empatia com o outro, preconceitos, e o quanto o poder está nas mãos daquele que consegue controlar os sistemas de comunicação.

Impossível não comentar sobre as entrelinhas do texto de Noelle Stevenson. A HQ, por ser construída em diálogos, exige muita habilidade para que eles se tornem simples, sucintos, mas que envolvam o leitor e tragam importantes reflexões além do senso-comum. Neste ponto, a história de Nimona é incrível, pois percebemos um cuidado com cada palavra e frase, que amplia muito os significados da história e os seus caminhos na cabeça dos leitores. Dos iniciantes no universo dos livros aos mais familiarizados com a literatura, Nimona é uma obra que, no mínimo, te faz pensar além.

Onde comprar Nimona

Amazon



Francine Ramos

Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.