O começo e os meios: o blog e as profissões

Já contei essa história diversas vezes, mas conforme o tempo passa, ela ganha novos olhares. De alguma forma, as coisas podem possuir um princípio, falo isso porque, de repente a gente se pega pensando nessas questões metafísicas e cai naquele grande dilema sobre quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Então, na simplicidade dos inícios, eu sou – no termo moderno do momento uma “slashie”. Uma pessoa com duas profissões:  blogueira e professora.

Quando, lá por 1999, decidi usar a internet como um meio de me comunicar, eu não imaginei que estaria aqui agora, quase 20 anos depois, fazendo a mesma coisa. De maneiras muito diferentes, porém, a mesma coisa.

Quando comecei a escrever, eu era aquela garota tímida e um pouco rebelde da escola. E a internet me dava a chance de colocar em palavras alguns de meus pensamentos. O tempo foi passando, o Livro&Café chegou há uns 7 anos – acho – e cá estou com um profissão chamada blogueira literária. Eu nunca imaginei mesmo que isso poderia acontecer. E então, acabo chegando na minha outra profissão: Professora de Língua Portuguesa. Aquela garota se formando no colegial há 20 anos não imaginava que seria professora. Mas as coisas forma tomando um rumo delicioso e posso afirmar que a confiança para esse universo literário veio com o blog, com o fato de eu escrever e compartilhar minha paixão pelos livros, pelas histórias e por Virginia Woolf.

Hoje, a profissão principal da minha vida é ser Professora de Língua Portuguesa, pois, é na sala de aula que descobri novas possibilidades de compartilhamento, muito além e mais profundas que o blog, apesar de eu também amar este espaço. No entanto, é a minha balança, o equilíbrio dessas duas coisas que me fazem ser quem eu sou.

Muitas vezes, quando conto essa coisa de ter um blog e ganhar dinheiro com isso, talvez, as pessoas imaginem aquele milagre, como é colocado nos livros de autoajuda, mas, não há milagre, há apenas muito trabalho e dedicação em algo que amo muito. Amo profundamente. Então, se você pretender ter um blog sobre alguma coisa, se você quer saber como criar um blog, essa coisa precisa ser algo que você ame com profundidade, quase uma obsessão que você vai canalizar para coisas boas. Caso encontre isso, tudo poderá dar muito certo!


Francine Ramos

Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

2 Comments
  1. Francine, admiro muito a sua dedicação com o blog e, depois de ler esse texto, com as aulas de Língua Portuguesa.
    Isso só mostra que quando fazemos algo que realmente gostamos nos motiva a continuar! Parabéns pelo lindo projeto!

Leave a Reply

Your email address will not be published.