Stan Lee, criador dos heróis da Marvel Comics, morre aos 95 anos

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, aos 95 anos.  Lee foi uma das grandes mentes por trás do Universo Marvel e revolucionou a escrita das Histórias em Quadrinhos.


Nascido em 1922, em Nova York, o quadrinista conseguiu deixar sua marca nas HQs não apenas criando personagens históricos para a Casa de Ideias, como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Demolidor, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico, mas também mudando a maneira como essas histórias seriam consumidas e adaptadas para o cinema. Como escritor e editor da maioria das HQs da Marvel, na década de 1960, Lee abriu caminho para uma maior aproximação com os fãs e levou suas produções para Hollywood, sendo que, hoje, os filmes da Marvel são uma das maiores franquias da história da sétima arte.

Apenas posso deixar meu “muito obrigada” por todas as suas incríveis obras, que me apresentaram um mundo novo de heróis e heroínas. Seu legado permanecerá!

Conheça algumas obras do quadrinista Stan Lee publicadas no Brasil:

 

Como desenhar quadrinhos no estilo Marvel (Martins Fontes, 2014)

Stan Lee, o todo-poderoso da Marvel, e John Buscema são coautores deste compêndio: um manual com dicas e técnicas que vão ajudá-lo a criar sua própria história em quadrinhos. Tendo os quadrinhos da Marvel como modelo, Buscema ilustra o passo a passo dos até agora misteriosos métodos da arte em quadrinhos; com linguagem direta, Lee dá preciosos conselhos ao artista aprendiz. As magníficas ilustrações de Buscema e a prosa sensacional de Lee, tornam este manual indispensável para todos que já tenham tido vontade de criar uma história em quadrinhos.

Compre na Amazon

Incrível, Fantástico, Inacreditável. A Biografia em Quadrinhos do Gênio que Criou os Super-Heróis da Marvel (Geektopia, 2016)

Nesta obra singular e ricamente ilustrada, Lee narra a extraordinária história de sua vida com a mesma energia e inimitável espírito excêntrico que sempre apresentou no mundo dos quadrinhos. Esta biografia visual relembra os principais momentos do artista, da infância conturbada na cidade de Nova York à sua ascensão como principal escritor e editor-chefe da Marvel Comics durante seu período áureo, nas décadas de 1960 e 1970; da parceria com os grandes Joe Simon, Jack Kirby e Steve Ditko à sua mais recente aparição em Vingadores: Era de Ultron. O livro Incrível, fantástico, inacreditável perscruta com vivacidade todos os aspectos da carreira notável e ímpar de Stan Lee, um dos maiores artistas do nosso tempo.

Compre na Amazon

Homem-Aranha: Antologia (Panini Books, 2017)

GRANDES PODERES E RESPONSABILIDADES O melhor do Amigão da Vizinhança, de 1962 até hoje, em uma edição de tirar o fôlego. Um livro espetacular com algumas das mais famosas histórias em quadrinhos do Homem-Aranha realizadas pelos autores mais célebres e com seus personagens mais famosos. São catorze histórias que transformaram o Cabeça de Teia em um dos mais populares heróis das histórias em quadrinhos de todos os tempos: da morte de Gwen Stacy à chegada de Venom, passando pelo 11 de setembro e pelo encontro com Barack Obama! Além disso, traz vários artigos sobre o mundo do Escalador de Paredes.

Compre na Amazon

Thor: Antologia (Panini Books, 2018)

“AQUELE QUE EMPUNHAR ESTE MARTELO, SE FOR DIGNO, POSSUIRÁ O PODER DE THOR.” Uma incrível edição especial, feita para celebrar Thor, suas fantásticas histórias e seus autores inesquecíveis. Do começo, nas páginas da lendária Journey into Mystery 83, de 1962, até a enorme e imprevisível mudança da Marvel Now, em 2014; dezessete histórias que percorrem o passado, presente e o futuro do mais extraordinário personagem criado pela mente do genial Stan Lee e pelo poderoso traço de Jack Kirby.

Compre na Amazon




Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.