Djamila Ribeiro lança selo editorial em homenagem a Sueli Carneiro

Na próxima terça-feira (04/12) acontece o lançamento do Selo Sueli Carneiro, homenagem idealizada e que também será coordenada por Djamila Ribeiro, filósofa e autora da obra “O que é lugar de fala?”. A atividade ocorre das 19h30 às 21h no Sesc Pompeia com retirada de ingressos (gratuitos) às 18h na Bilheteria da casa.


O Selo Sueli Carneiro tem como objetivo a publicação de produções literárias negras brasileiras e de tradução de produções estrangeiras, sobretudo feita por mulheres, em especial negras, indígenas, LGBTQI+ latinas e caribenhas.

Além de acompanhar todo o processo editorial dessas produções até as livrarias, o intuito do selo é gerar maior reconhecimento para as mulheres negras intelectuais e ativistas enquanto estas estão vivas.

Em vídeo realizado pela cineasta Day Rodrigues, Sueli diz que se sente honrada pela homenagem e agradece em nome das acadêmicas negras que fizeram história. “Eu ainda estou aqui então eu agradeço em nome de Lélia, em nome de Luiza Barros, em nome de Neusa Santos Sousa, em nome de Beatriz do Nascimento e de todas as pioneiras”.

No lançamento, que ocorre no Sesc Pompeia, a primeira autora a ser publicada pelo Selo será Sueli Carneiro, que lança seu livro “Sueli Carneiro: Escrito de uma vida”. O livro reúne artigos publicados por Sueli Carneiro ao longo da vida e conta com prefácio de Conceição Evaristo e orelha de Átila Roque.

Djamila Ribeiro, idealizadora e coordenadora do Selo Sueli Carneiro

No evento de lançamento, além da homenageada e autora do primeiro livro do Selo, também participam: Djamila Ribeiro, filósofa, acadêmica, autora do livro “O que é Lugar de Fala?” e também coordenadora do Selo Sueli Carneiro; Átila Roque, autor da orelha do livro de Sueli; Nilza Iraci, presidenta e coordenadora de comunicação do Geledés; e Bianca Santana, jornalista, acadêmica e escritora do livro “Quando me descobri negra”.

As 200 primeiras pessoas a chegarem ao evento recebem uma edição gratuita do livro “Sueli Carneiro: Escritos de uma vida”, lançamento do Selo Sueli Carneiro.

Serviço:

Local: Sesc Pompeia (Comedoria) – Rua Cléia, 93, São Paulo
Horário: 19h às 21h
Gratuito

Texto de Beatriz Mazzei, retirado do site Alma Preta
Imagem: divulgação

 

Onde comprar o livro “Sueli Carneiro: Escritos de uma vida”

Amazon [pré-venda]

Letramento [pré-venda]




Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.