10 frases de Katherine Mansfield que irão te encantar

As 18 frases mais conhecidas de Katherine Mansfield

Compartilhe:

Quando iniciei o twitter @k_mansfield eu não imaginei que ele traria um grande número de seguidores, pois Katherine Mansfield não é uma escritora muito conhecida aqui no Brasil, mas aconteceu, seguidores foram chegando e retuitando as frases que coloquei diariamente. E na medida que o twitter crescia, minha preocupação crescia também, pois eu tinha lido algumas coletâneas dela, mas não conhecia a obra de Katherine Mansfield por completo.

Corri comprar o livro “Diário & Cartas” com a intenção de entender mais quem foi a escritora que deixava Virginia Woolf insegura, que era discípula de Tchecov, um dos escritores mais geniais do mundo, e que morreu de tuberculose, tão jovem. E eu gostei muito do que li, Katherine Mansfield foi uma pessoa muito simples, amava sua família e queria ser livre. Viveu amores, sofreu grandes perdas e incomodou a sociedade de sua época por ser uma mulher livre e moderna.

Nesta semana eu fiz uma pequena pesquisa para entender melhor os seguidores de Katherine. E aqui estão as frases mais tuitadas, divididas por assuntos:

Tristeza

Eu mesmo me encarcero e ninguém jamais me deixará sair.

Do mundo se esquecendo, pelo mundo esquecida.

Estava demasiado cansada e vazia para me importar com qualquer coisa, a não ser minha decisão de não chorar.

Esperando alguém que viesse, que não vinha, à espreita de algo que acontecesse, que não acontecia.

Reflexão

O prazer de ler é dobrado quando se vive com alguém com quem se compartilha os mesmos livros.

Não é assustador pensar o que uma pequena frase, aparentemente inocente, pode conter?

Por que a gente se sente tão diferente à noite? Por que é tão excitante estar acordada quando todo mundo está dormindo?

Não tenho paciência com pessoas que não abrem mãos das coisas, que as perseguem chorando. Quando algo se vai, se vai. Está terminado.

Aversões tolas e preconceitos não valem nada.

Mas tinha na ponta da língua as mais fantásticas réplicas para perguntas que sabia que jamais lhe fariam.

Eu preciso rir ou morrer.

Aqui está um pequeno sumário do que eu necessito – poder, saúde e liberdade.

Pois às vezes ele se atirava em batalhas que não existiam…

Amor

Odiar é uma outra paixão.

E ele saltava da cama como se fosse buscar a lua para ela.

Nada salvará o mundo, a não ser o amor, esta é minha crença.

Alegria

À noite, pela primeira vez há muito tempo, eu me senti descansada. Sentei-me na cama e percebi que no meu íntimo eu estava cantando.

“Por que você tem de sofrer tanto?”, perguntou o rosto no espelho. “Você não foi feita para sofrer… Sorria!”

Gostou das frases mais conhecidas de Katherine Mansfield? Compre os livros da autora na Amazon

Conheça mais 10 frases de Katherine Mansfield que irão te encantar

Compartilhe:
Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

11 comentários

  1. Oi Fran, tenho setenta anos e compartilho o mesmo amor pela literatura. Seu trabalho em dividir essas pérolas é admirável e generoso. Alguns escritores espreitamos durante a vida toda sem ousar uma maior aproximação. Essa tem sido minha relação com Virgínia Wolf. Você tem me empurrado para um encontro inevitável. Obrigado.

    • Olá, Geraldo!

      Fico muito feliz por despertar o interesse por Virginia Woolf nas pessoas que passam aqui no blog. Espero que a leitura dessa grande escritora lhe traga coisas boas!

      Abraços e obrigada!

  2. Nossa, Fran, tem tanto tempo que não venho te visitar aqui, né? Olha, esse sucesso do twitter da escritora que você achou inesperado, eu entendo da seguinte forma: muitas vezes as pessoas simplesmente não tem acesso ou desconhecem um determinado autor e acaba se interessando em saber mais por causa dos perfis de frases do twitter, também acontece da pessoa já ter ouvido falar, mas pelo estilo geral visto nas obras, a pessoa não se interessa em ler, só que quando vai vendo idéias mais daquela pessoa no twitter, sobre temas específicos, sente uma afinidade. Eu acho que perfis sérios de autores, como os que você faz, onde se postam frases que são realmente daquele autor,rs (coitada da Clarice, né?) são de “utilidade pública”, ajudam a divulgar autores, seus pensamentos e obras e muita gente que talvez nunca tomaria conhecimento destes, acaba se aproximando! Beijos.

  3. Cara, seu blog é devorável! Seus comentários sobre o Quarto de Jacob me fizeram suspirar novamente, tenho uma queda inegável por esse romance. Adicionei o twitter de Mansfield, graças a esse post.
    Parabéns e continue o lindo trabalho!

  4. Olá Francine, conheci a Katherine através do Twitter e gostei muito, parabéns pelo blog está muito bom! Gostaria se possível saber os nomes de alguns dos livros dela, tenho um blog também onde escrevo alguns pensamentos e umas tentativas de poesias, sem muita obrigação com as normas, é mais um espaço pra se expressar, se interessar dá uma passadinha rápida e quem quiser tbm: http://visionariodanostalgia.blogspot.com/

    Grato, Márcio Melo.

    • Olá, Márcio!

      Aqui no Brasil, os livros da Katherine Mansfield são editados pela Revan e também há uma coletânea de contos pela CosacNaify.

      Alguns títulos:

      1. Aula de Canto
      2. Numa pensão alemã
      3. Felicidade
      4. Diário e cartas
      5. Je ne parle pas français
      6. A festa
      7. Contos

      Um beijo

  5. Olha, eu adoro as frases que você posta no Twitter. E não conhecia esse livro, vou procurá-lo para ler. Abraço!

  6. Cara Francine: Descobri KATHERINE através de uma biografia de CLARICE LISPECTOR (a quem amo) e me identifiquei imediatamente com ela e seu trabalho. Pesquisei no twitter e achei muito legal ter alguém que tuitava frase de MANSFIELD (eu tbém tuito frases dela, especialmente frases maiores). Ela ainda é pouco conhecida, mas quem sabe, em breve, MAIS PESSOAS a estarão admirando também. Forte abraço.

Deixe um comentário