Por que ler literatura? O livro Manual de Teoria Literária explica.
É comum a pergunta: por que você lê esses livros aí? como se “esses livros aí” fossem uma minúscula pedra solta do asfalto. Difícil, pra quem não gosta da arte literária, saber que a leitura é um meio de se chegar ao prazer de contemplar uma obra de arte. Há quem prefira ouvir uma música, outros preferem admirar um quadro. Música é arte, um quadro é arte e literatura também é arte. Mas por que letras, palavras, texto, parágrafos, quando lindamente juntos, misturados, transformam, agregam, completam e tudo mais?
Literatura é comunicação. E comunicação é estabelecer um contato que Rogel Samuel explicou no livro “Manual de Teoria Literária”, p. 179/180, que responde à pergunta “Por que ler literatura?”:
A literatura informa aquilo que todos nós não vemos porque esquecemos, a saber, a própria realidade. Esquecemos da realidade porque admitimos como natural. Naturalizamo-la. A realidade é informada pela literatura, como se fosse completa novidade. A realidade é redescoberta, recriada pela arte. Como se fosse a primeira vez que a encontrássemos. Descobrir a realidade, desvendá-la do véu de alienação com que a encobrimos, acordar-nos para o presente concreto – eis uma das funções da arte literária.
“Manual de Teoria Literária”, p. 179/180 COMPRE O LIVRO NA AMAZON
Leia também: As funções da literatura