Um pouco de Chuck Palahniuk: ele e seus livros

Compartilhe:

Clube da Luta, No Sufoco, Sobreviventes, Mais Estranho que a Ficcção, e mais

Chuck Palahniuk é um escritor estadunidense que nasceu no dia 21 de fevereiro de 1961. O seu primeiro livro publicado foi Clube da Luta em 1996, sendo adaptado para o cinema em 1999. Chuck , formado em jornalismo, fez parte de oficinas e assim foi criando os seus livros. Mas, agora você pode pensar “Que legal, é o cara que escreveu Clube da Luta”.

clube-da-luta

Não. Chuck Palahniuk não é um autor de um livro só. Os livros dele são bem característicos, como em “Clube da Luta” [SPOILER ON] em que ele passa o livro todo nos mostrando que o narrador e Tyler são as mesmas pessoas! Mas, só percebemos isso quando ele nos diz isso diretamente. [SPOILER OFF]. O importante dos livros do Chuck é isso, ele nos faz pensar. Depois de ler Clube da Luta, se você pegar qualquer outro dele, como No Sufoco, por exemplo, ficará pensando o que o autor está tramando atrás do personagem para criar um desfecho grandioso. Além de críticas diretas a religião, sociedade e às próprias pessoas.

no-sufoco
COMPRE NA AMAZON

Como se tudo isso fosse pouco, Chuck ainda é um autor que explora dentro da sua própria escrita. No livro “Sobrevivente, começa utilizando a linguagem fática, algo que não vemos normalmente. Como se ele, dentro do livro estivesse “testando” se nós, leitores, estamos realmente ouvindo. No “Clube da Luta”, além de ser um romance, são folhas recheadas de haicais e em Assombro ele faz algo surpreendente.

Para falar de “Assombro” reproduzo para vocês o que vem escrito (na capa de trás):

RETIRO DE ESCRITORES

ABANDONE SUA VIDA POR TRÊS MESES

Simplesmente desapareça.

Deixe para trás tudo que impede de criar sua obra-prima.

Emprego, família, lar, obrigações, distrações…

Conviva com pessoas que pensam como você, num ambiente que permite total imersão no trabalho. Alimentação e hospedagem incluídas para aqueles que se classificarem. Aposte uma fração da sua vida na chance de criar um novo futuro como poeta, escritor ou roteirista profissional. 

Antes que seja tarde demais, viva a vida que você sempre sonhou.

Vagas muito limitadas.

mais-estranho
Compre na AMAZON

E o livro começa em uma narrativa em terceira pessoa falando dessas pessoas que largaram tudo e com o decorrer lemos o que essas pessoas escreveram, algumas contando suas próprias histórias em primeira pessoa e todas elas, além de escrever um conto, escrevem um poema também. Ou seja, nesse livro Chuck explora o máximo da sua escrita, quase nos fazendo delirar com as pessoas ali presas. Passando de algo que parece um “retiro” para algo mais parecido com um reality show.

O último livro dele lançado no Brasil foi Mais estranho que a Ficção, que entre contos diversos, ele fala um pouco da sua própria vida. De como passou do anonimato para o conhecido escritor de Clube da Luta, até diz em um trecho que todo escritor pensa nesse momento em que sua obra é reconhecida, mas quando isso realmente acontece é meio estranho.

sobrevivente
Compre na AMAZON

Ganhando reconhecimento aos poucos pelas editoras nacionais, no ano passado a Editora LeYa trouxe uma reedição do “Clube da Luta” e do “Sobrevivente”, esperamos que isso só aumente. Chuck Palahniuk é escritor ativo, nas últimas semanas lançou o seu novo romance Phoenix que, assim como muitos outros dos seus livros, não tem data prevista para estreia no Brasil.

Além de “Clube da Luta”, o seu livro “No Sufoco” também teve uma adaptação cinematográfica; “Sobrevivente” já fora ideia de adaptação, mas por causa do atentado de 11 de setembro, as produtoras deixaram o trabalho de lado. Em 2012 foi lançadoRomance e o próximo, se adaptado, será Snuff”. Aqui você pode ler a resenha do livro Monstros invisíveis.

Para quem escreve sobre sexo, violência e solidão, Chuck dá uma declaração em um conto do “Mais Estranho que a Ficção”:

Você ficaria espantado com a quantidade de tempo que um escritor precisa passar com as pessoas para poder criar uma voz única e solitária.

Onde comprar livros de Chuck Palahniuk: Amazon

Compartilhe:
Imagem padrão
Stephany Quintela
"Stephany Quintela desde pequena foi fã de livros e aos poucos passou de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” e Harry Potter para Jack Kerouac e Chuck Palahniuk. Sempre gostou de escrever e quando não está criando contos, está falando de livros ou filmes. Muitas coisas podem mudar, mas o que permanece o mesmo é o seu amor por livros.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

1 comentário

Deixe um comentário