Katherine Mansfield foi uma escritora de contos que nasceu na Nova Zelândia e morreu muito jovem, de tuberculose, em 1923. Seus contos são muito admirados por grandes escritores: Virginia Woolf deixou registrado em seu diário que tinha ciúmes de Katherine Mansfield, por causa do estilo da escrita dela. As duas chegaram a se conhecer, frequentaram a casa uma da outra, trocaram cartas e escreveram em revistas da época sobre seus respectivos livros (com comentários inflamados que acabou por abalar a amizade delas); Clarice Lispector pegou um livro dela da prateleira de uma biblioteca e não conseguiu parar de ler, leu todo o conto em pé, admirada; Vinícius de Moraes escreveu um soneto para ela.
Enfim, Katherine Mansfield viveu pouco, só deu tempo de escrever contos, porém, deixou um belo registro sobre a vida, as sutilezas do cotidiano reveladas em situações surpreendentes que podem ser percebidas por meio de uma leitura atenta.
Recentemente, a cidade de Wellington, na Nova Zelândia, ganhou uma linda escultura de Katherine Mansfield feita de aço inoxidável por Virginia King, que demorou 3 anos para concluir a obra. Veja, então, a escultura de Katherine Mansfield:
No dia da inauguração, uma atriz leu o conto “Casa de Bonecas”, um dos mais conhecidos da escritora. Ela merece!
Fonte: Stuff
Compre livros de Katherine Mansfield na Amazon
Saiba mais sobre a autora:
- Katherine Mansfield e o conto como um símbolo de que a vida escapa
- 5 contos de Katherine Mansfield que você precisa ler!
- 5 razões para ler Katherine Mansfield