As histórias de terror de New Orleans

Você já se perguntou por que tantas histórias de terror, das telas e dos livros, têm como cenário a cidade de New Orleans?

New Orleans fica no estado da Luisiana, no sul dos Estados Unidos. É uma cidade com uma grande herança cultural africana, que além da culinária e da música, influenciou também a religião, introduzindo o misticismo e o vudoo nas práticas espirituais locais, o que deu a New Orleans a fama e ser uma cidade sincrética em um país de maioria protestante.
New Orleans
Casa de Anne Rice, em New Orleans

Sem dúvida, esse sincretismo contribuiu para construir a atmosfera supersticiosa e cheia de lendas, passadas de geração a geração na cidade, algumas baseadas em tragédias reais. Com 42 cemitérios, arquitetura antiga, cheia de casarões do século XIX e histórias de fantasmas que neles habitam, New Orleans ganhou a fama de “most haunted city in America” – cidade mais assombrada dos Estados Unidos.

Leia também: Os 40 livros mais assustadores de todos os tempos

New Orleans
Cena da série True Blood

Toda essa aura sobrenatural e macabra que envolve a cidade, fez com que muitos autores de histórias de terror, ambientassem suas histórias em New Orleans.

Este mês começou a terceira temporada série American Horror Story, que recebeu o nome de Coven e já no primeiro episódio, umas das principais personagens da trama é enviada para uma escola de mulheres consideradas bruxas, que fica em New Orleans.

True Blood, série sobre vampiros, se passa na cidade fictícia de Bon Temps, que foi localizada geograficamente na série como pertencendo ao estado da Luisiana e por isso, seus personagens vão à famosa cidade com frequência, inclusive, a sede da Vampire Authority do seriado é localizada na cidade.

E o que dizer de Anne Rice? Moradora local e autora de vários livros com histórias vampirescas e sobrenaturais, muitas ambientadas em New Orleans.

Foto do Cemitério Lafayette em New Orleans, que aparece no filme Entrevista com o Vampiro, baseado na obra de Anne Rice.
Foto do Cemitério Lafayette em New Orleans, que aparece no filme Entrevista com o Vampiro, baseado na obra de Anne Rice.

Mas a verdade é que as lendas da cidade precedem os cinema e os livros. Dizem que o French Quarter, um de seus bairros mais antigos, tem um fantasma por casa e muitos turistas procuram fazer os Ghost Tours, que são visitas guiadas a locais considerados mal-assombrados na cidade, como o Cemitério Lafayette, onde foi gravada uma cena do filme Entrevista com o Vampiro. Alguns desses Tours, inclusive, acontecem à noite. E aí, você encarava?

Como amante dos livros, seriados e filmes de terror, eu sempre notei como várias dessas histórias faziam referência à cidade e a adotavam como cenário e conhecendo um pouco mais sobre a cidade podemos concluir que, sim, ela realmente é inspiradora.

18 comentários

  1. Grande parte do filme Drácula 2000 se passa em New Orleans com direto a cenas no cemitério Lafayette… Adoraria conhecer New Orleans e Detroit com mais de meia cidade abandonada…

  2. Gostei muito deste site…principalmente por ver que a dona tem muitos pontos em comum comigo…

  3. O mestre H.P. Lovecraft já usava esta cidade para narrar seus contos macabros…só não lembro o nome do conto no momento…

  4. Queria muito conhecer new orleans! me apaixonei pelo bairro francês assistindo ”the originals”.
    Amei, espero um dia realizar esse sonho.

  5. Um dia eu vou morar lá se Deus quiser! Como eu amooo esse lugar meu Deeuuuss rrsrs!

  6. Eu com certeza quero ir a Luisiana, é um lugar muito inspirador para as historias, minha melhor amiga ama a Annie e sempre recomenda seus livros kkk acho que o melhor a se fazer é ler eles por enquanto! Estou escrevendo uma historia e acho que ela pode ser um bom berço para ela…

    • Oi, Gabriel!

      New Orleans já se tornou um clássico americano para histórias de fantasia, terror, mistério… é muito legal. Deveríamos encontrar uma cidade aqui no Brasil para as nossas histórias! 🙂

Comentários desativados