Diário de Leitura: Tieta do Agreste (Jorge Amado)

“Tieta do Agreste: pastora de cabras ou a volta da filha pródiga, melodramático folhetim em cinco sensacionais episódios e comovente epílogo: emoção e suspense!”. Assim começa o livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado.

Estou lendo uma edição linda e restaurada que achei em um sebo, publicada pela editora Record em capa dura em 1983, com cerca de 600 páginas recheadas de cultura brasileira, maravilhosas ilustrações em cordel e trechos fortes sobre sexo. Como o livro é dividido em 6 partes, todas elas repletas de muitas informações, irei resenhá-lo em forma de Diário de Leitura de acordo com os episódios.

tieta
COMPRE O LIVRO NA AMAZON

Primeiro Episódio: Morte e Ressureição de Tieta ou a filha Pródiga

“Nas dunas de Mangue Seco, Tieta, pastora de cabras, conheceu o gosto do homem, mistura de mar e suor, de areia e vento. Quando o mascate a arrombou, igual à cabrita horas atrás, ela berrou. De dor e de contentamento”.

Nascida e criada em Sant’ana do Agreste (Bahia), Antonieta Esteves Cantarelli nunca foi uma santa. Na infância, assistia as cabras e outros animais em cenas de sexo e se sentia excitada. Já na adolescência, nos intervalos de seu trabalho de pastorear cabras em Mangue Seco (lugarejo vizinho), era amante de todos os tipos de homens.

Fazia de tudo sem levantar suspeitas, até o dia em que sua irmã carola, Perpétua, denunciou suas aventuras ao pai, que fez um escândalo na rua ao saber de seus envolvimentos e a expulsou de casa. Humilhada, Tieta foi embora da cidade na boleia de um caminhão.

Após 25 anos de sua partida, Tieta envia dinheiro regularmente para a família por meio de cartas, mas nunca revelando seu paradeiro. Algo muito interessante é que as cartas chegam por intermédio dos Correios, essencialmente gerenciadas (abertas, lidas, recebidas/enviadas) pela funcionária Dona Carmosina, funcionando então a instituição como ponto de encontro na cidade onde se sabe de todas as novidades.

“Dos centros culturais de Agreste, a agência dos Correios é de longe o mais importante”.

Entretanto, certo dia uma das cartas de Tieta atrasa e sua família assume que ela está morta. Mas, Tieta está viva e retornando para Agreste, fato que mudará a vida de toda a população da cidade.

Onde Comprar Tieta do Agreste: Amazon

Leia também: Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado)

Imagem padrão
Isadora Vergara
Artigos: 11

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

1 comentário

  1. Já fiquei com vontade de ler! =D

Deixe um comentário