O olhar de Borges – Uma biografia sentimental (Solange Fernández Ordóñez)

olhar-de-borgesSolange é filha do homem que atuou como advogado de Borges durante anos. Quando morreu, o argentino deixou uma série de cadernos de anotações ao amigo, que doou para um instituto. Anos mais tarde, Solange relembra de Borges e decide escrever uma biografia sobre ele e publica O olhar de Borges – Uma biografia sentimental (Autêntica). A autora deixa claro no início do livro que é uma biografia sentimental, uma vez que ela não pode reescrever excertos dos cadernos que se encontram no instituto, mas, pode consultá-los e reescrevê-los à sua maneira.

Solange foi acompanhante de Borges em algumas viagens, devido à sua cegueira. Era amiga de sua mãe. Então, como estava próxima à família de Borges e frequentava sua casa, nos conta passagens muito pessoais da vida desse grande escritor.

Borges foi uma criança tímida, reclusa e discriminada na escola. Mudou-se com seus pais para a Inglaterra devido a problemas políticos na Argentina.

Jorge Luís Borges é reconhecido mundialmente como um gênio literário, além de escritor, era também professor, tradutor e palestrante. O argentino defendia que nada do que escreveria poderia ser inédito, já que todas as ideias do mundo estavam gastas e já haviam sido usadas até a exaustão. Afirmava que a criatividade do mundo estava esgotada.

Foi um contínuo apaixonado, pelas mulheres e pelos livros. Admirava o filósofo Schopenhauer e vivia uma relação de amor e rancor com Edgar Allan Poe. Solange menciona que o amor foi sempre perseguido por Borges, que o sentiu com mais intensidade do que muitos homens, mas que não deve ter vivido uma grande experiência amorosa, uma vez que sua obra não traz marcas desse sentimento avassalador.

Depois que Borges ficou cego, sua mãe transformou-se em seus olhos. Lia para ele, escrevia seus textos e o auxiliava em todas as suas tarefas. Quando ela morreu, o escritor arrumou uma companheira que esteve ao seu lado até o fim dos seus dias.

Indico a leitura dessa biografia sentimental para todos aqueles que gostam do realismo fantástico, de Literatura Argentina e de Jorge Luís Borges. É um livro muito particular, dificilmente alguém que não goste do escritor vai aproveitar a leitura. Borges foi um gênio. Sua obra é indispensável para todos que se consideram bons leitores.

Onde comprar: Amazon

Anúncio
Avatar
Aléxia Roche

Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado