Contos de Fadas e simbologia em Household Stories (Irmãos Grimm)

A coletânea de contos dos Irmãos Grimm, Household Stories, encanta pela nostalgia presente nas narrativas. Os Irmãos começaram recolhendo contos de fadas entre seus familiares, que eram narrados oralmente. Depois, criaram suas próprias versões e logo conquistaram leitores de todas as idades.

As versões de “Chapeuzinho Vermelho”, “João e Maria” e “A bela adormecida” que a maioria das crianças escuta antes de dormir é muito distorcida dos contos originais. Lendo a versão original de Jacob e Wilhelm Grimm pode-se notar que os contos, em sua maioria, não têm nada de infantil, pelo contrário, são brutais e possuem uma nota de aviso. Como por exemplo, se você for maldoso e inescrupuloso terá um fim lamentável. Ou se você se deixar levar pelas aparências, não cumprir uma promessa e demonstrar excesso de inocência será punido igualmente.

Um conto perturbador

Rumpelstiltskin é um conto perturbador, no qual tudo gira em torno da cobiça. Um moleiro mente para o rei dizendo que sua filha transforma palha em ouro e o rei casa-se com moça, pois tem sede de ouro. A rainha se mostra uma mulher irresponsável quando faz o pacto com Rumpelstiltskin, um ajudante do demônio. No início a soberana promete tudo em troca de sua vida, mas quando se vê ameaçada tira proveito da situação.

Segundo Maria Tatar (americana especialista em literatura infantil), Rumpelstiltskin nos mostra como a palha do trabalho doméstico pode ser transformada no ouro que prende o coração de um rei, além disso, diz que o protagonista é uma figura heroica que demonstra compaixão, por isso pode ser visto em várias versões como um gnomo que escapa do palácio e não em gnomo que é rasgado em dois quando seu nome é revelado.

Conheça também Contos da Mamãe Gansa ou Histórias do Tempo Antigo (Charles Perrault)

Os cenários e objetos encontrados nos contos também significam muito. Uma floresta escura, que guarda em seu interior uma torre com uma donzela de longos cabelos representa separação, uma vez que Rapunzel só encontra a felicidade quando se separa dessa floresta e passa a habitar o mundo exterior. Em “O Rei Sapo” a bola que cai no poço representa o desejo de brincar, ou seja, um princípio de prazer, que é substituído ao longo do conto pelo processo de amadurecimento dos anseios e sentimentos da princesa; esta por sua vez quebra uma promessa, mas salva seu pretendente de um feitiço.

Em suma, Household Stories é uma leitura extremamente válida. A simbologia usada pelos Irmãos Grimm é bem dosada, a narrativa é bem escrita, as metáforas são marcantes e as histórias, encantadoras, ainda que um tanto macabras.

Onde Comprar Household Stories : Amazon

Imagem padrão
Aléxia Roche
Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

2 comentários

  1. Acabei de conhecer o blog e já estou adorando! Li Contos Maravilhosos Infantis de Domésticos (a edição da Cosac) mês passado e adorei conhecer as versões originais dos contos de fada!
    Como os contos eram passados de geração para geração, acredito que as interpretações variem bastante ao longo do anos e a depender da região.
    Beijo!

    • A edição da Cosac é um primor! Ainda vou tê-la na minha estante.

      Os contos variam muito ao longo dos anos mesmo. É como um telefone sem fio. Um aumenta daqui, outro encurta de lá! Rs

      Obrigada pelo comentário!

      Bjs

Deixe um comentário