Quem poderia ser a uma hora dessas? (Lemony Snicket)

quem-poderia-ser-a-uma-hora-dessa-livroLemony Snicket voltou já faz algum tempo, e só agora pude ler Quem poderia ser a uma hora dessas? Foi uma leitura nostálgica que remeteu às minhas leituras de 2007: Desventuras em Série. Passados tantos anos eu ainda fico embasbacado com os trocadilhos geniais e a meticulosidade com que o autor constrói seus mistérios e seu mundo. Ele é tão magistral que você se perde facilmente neste mundo. Mas não é sem volta. Relendo seus livros você consegue entender o porquê daqueles acontecimentos que num primeiro momento pareciam banais, mas que agora, relendo, você entende que são essenciais à trama.

“Quem poderia ser a uma hora dessas?” é o primeiro volume de quatro (que por favor se transforme em treze) que trata do período em que Lemony Snicket (este é o pseudônimo/heterônimo de Daniel Handler) é ainda uma criança (mas que já mostra os traços mordazes, irônicos e uma visão nada convencional de mundo). Os adultos continuam se portando infantilmente e os jovens com uma madureza exemplar. A capacidade do autor de fazer personagens detestáveis desde a primeira linha, como a adorável Carmelita Spats de Desventuras em Série, ainda está a pleno vapor.

Neste pequeno e grandioso livro, que fará com que você vá correndo ler a sinopse do volume dois – após a leitura na íntegra do primeiro, é claro – em algum site ou blogue, você encontrará: detetives que ao invés de solucionar roubos os fazem, uma cidade que se situa onde outrora havia um mar, pressão aquática onde não há água, xícaras de chá com conteúdo duvidoso, uma cabine telefônica que nunca fica desocupada, táxis dirigidos por crianças, uma biblioteca com baixo orçamento que só pode arcar com um sub-bibliotecário, um método detetivesco para se comunicar usando bibliotecas e suas filiais, e o mais importante de tudo: muitas perguntas erradas.

  • PS: quem já leu Desventuras em Série conseguiu notar a presença de um personagem que participou desta última e que já demonstra características que o maçarão na coleção antiga de livros do Snicket?
  • PS2: Senti imensa falta do Brett Helquist!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Onde comprar: Quem poderia ser a uma hora dessas? (Lemony Snicket): 
Amazon

Imagem padrão
Alister Vieira
Life's short, talk fast

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário