Reparação (Ian McEwan)

O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte (Andrew Lane)

Compartilhe:

 photo Sherlock-Holmes-nuvem-da-morte_zpsw1tl0piw.jpgVocê acha que conhece Sherlock Holmes? Pense duas vezes. Este livro certamente vai revelar segredos jamais mostrados sobre o passado de um dos mais famosos personagens da literatura mundial. Sempre fui muito fã de Arthur Conan Doyle, o autor que escreveu cinquenta e seis contos e quatro romances sobre o personagem, por isso confesso que tive resistência antes de ler o livro. Eu acreditava que este seria mais um livro vago, incompleto e pessoal sobre Sherlock Holmes. Mas me enganei.

Conan Doyle apresentou Sherlock Holmes pela primeira vez já adulto, com trinta e seis anos. O Nuvem da Morte, da série O Jovem Sherlock Holmes, escrito por Andrew Lane, tem um ponto de vista diferente: a história é narrada com Sherlock Holmes ainda adolescente. Com apenas 14 anos, o menino encontra um cadáver ao caminhar por um bosque. Um homem morto coberto de pústulas. E foi neste momento que ele deu início a sua primeira aventura de tantas que viriam pela frente. Uma aventura de tirar o fôlego, coberta de ação e mistérios, e que nos releva curiosidades, como onde Holmes estudou, como ele adquiriu sua mentalidade lógica e genial e suas habilidades na luta de boxe. Enfim, quem foi o adolescente Sherlock Holmes.

Em Nuvem da Morte, a história acontece durante as férias do jovem Holmes da escola Deepdene para Meninos, que por sinal ele odeia. Holmes é levado para casa de seu tio Sherrinford, em Farnham. É lá que o leitor conhece os primeiros amigos do personagem, como Matthew Arnatt, um menino de rua que ajuda o jovem Holmes a decifrar os enigmas. Talvez “Matt” tenha sido o primeiro assistente de Sherlock Holmes. Conhece mais a fundo o seu irmão Mycroft e pela primeira vez a Sra. Eglantine, a governanta da casa, por quem o menino Holmes tem desconfiança.

 Um último conselho:
tome cuidado com a Sra. Eglantine.(…)
ela não é amiga da família Holmes

Onde comprar O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte: Amazon

Também vai conhecer um tal de “Barão”, do qual o menino nunca vai se esquecer. Com a ajuda de seu tutor Amyus Crowe, que lhe ensinou a pensar, e a filha dele, Virginia, Sherlock Holmes se mete numa grande investigação, que envolve incêndios, perseguições, sequestros e risco real de morte.

O livro tem um estilo de escrita simples, que presa pela ação constante, fator essencial para deixar qualquer um sem fôlego. Gostei do fato de a história ser escrita do ponto de vista de alguém que está aprendendo as coisas, visto que estamos acostumados com o Holmes já genial, e que ainda é coberto por certa inocência. Como ele ainda é jovem, os enigmas não são muito difíceis de serem solucionados, mas com certeza são interessantes. Posso garantir que o leitor não ficará exausto com descrições extensas nem com sumários narrativos mirabolantes. Um livro que simplesmente não deixará o leitor dispersar nem sequer um segundo; tanto pelos mistérios como pela forma inteligente que os fatos se conectam.

E tudo começa com uma nuvem da morte. Uma mancha escura do tamanho de um cachorro grande, que parecia escapar como fumaça por uma janela aberta. Sua primeira aventura. Seu primeiro cadáver. Seu primeiro vilão. Sherlock Holmes como sempre. E como nunca.

Onde comprar O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte: Amazon

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

1 comentário

  1. Já tive a oportunidade de ler esse livro duas vezes, mas meu preconceito falou mais alto. Tenho a sensação de que se ainda existisse algum ossinho do cadáver do Conan Doyle, estaria se revirando no túmulo ao ver o uso e abuso de sua obra! hahaha

Deixe um comentário