Cinco jovens escritores em Língua Espanhola que você precisa conhecer

Compartilhe:

A literatura em Língua Espanhola possui uma ótima abertura no mercado editorial do Brasil. São vários os autores publicados por aqui, o que é excelente para quem gosta do estilo e das histórias contadas nessa língua tão próxima a nossa. Abaixo você encontra uma lista de jovens escritores em Língua Espanhola que você precisa conhecer! Eles fazem parte de várias listas de revistas especializadas no tema e já possuem publicação aqui no Brasil.

1. Andrés Neuman

É um escritor argentino, licenciado em Filologia Hispânica e ganhador de diversos prêmios literários. Seu primeiro livro, Bariloche, foi finalista do Premio Herralde e o livro O viajante do século ganhou, seu primeiro romance publicado no Brasil, recebeu os prêmios Alfaguara e Premio de La Crítica de narrativa castellana.

escritores em Língua Espanhola

Foi elogiado por Roberto Bolaño que o descreveu como “tocado por la gracia” e disse que “La literatura del siglo XXI pertenecerá a Neuman y a unos pocos de sus hermanos de sangre” .

Precisa de mais motivos para ler as obras dele? No Brasil os livros dele são publicados pela Alfaguara, veja a lista aqui.

O programa Entrelinhas, da TV Cultura, entrevistou o autor em 2011. Você pode assistir a entrevista aqui.

2. Alejandro Zambra

Escritor chileno. É versátil e já escreveu romances, contos e poesias. Seus livros são publicados no Brasil pela Cosac Naify.

escritores em Língua Espanhola

Seu livro Bonsai foi ganhador do Premio da Crítica e do Premio del Consejo Nacional del Libro del Chile. Além disso, foi traduzido para vários idiomas e adaptado para o cinema. O filme foi apresentado no festival de Cannes em 2011. Entre esses escritores em Língua Espanhola, talvez Zambra seja o mais conhecido…

Formas de Voltar Para Casa ganhou o Premio Altazor e o Premio del Consejo Nacional del Libro del Chile no ano de 2012. Compre os livros dele no site da Amazon

3. Juan Gabriel Vásquez

É colombiano e autor de “O ruído das coisas ao cair”, livro ganhador do Prêmio Alfaguara no ano de 2011 e do Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin em 2014.

Em uma entrevista para a Blu Radio, Vásquez diz que estudou Direito por pensar que ganharia a vida com isso, já que achava que a literatura era um passatempo. Até que tomou algumas decisões e colocou a literatura em primeiro lugar, passando o aprendizado literário para a vida. Até que sem mais dúvidas, abandonou a advocacia. Seu livro foi publicado no Brasil pela editora Alfaguara e você pode comprá-lo por aqui.

4. Andrés Barba

Andrés é um escritor e tradutor espanhol. Tem dezessete livros publicados, incluindo romances, ensaios e livros infantis. Dentre os escritores que influenciaram sua obra, está ninguém menos do que Clarice Lispector. Tem um conto impressionante publicado na Granta 7 “Os melhores jovens escritores em espanhol”.

Conheça sua obra República Luminosa

5. Santiago Roncagliolo

Santiago nasceu em Lima, no Peru. Possui vários livros publicados no exterior. O livro “Abril Vermelho” (Abril Rojo) foi considerado sua obra mais notável, tendo sessenta mil exemplares vendidos na Espanha e na América Latina. A obra também foi vencedora do Prêmio Alfaguara no ano de 2006.

É colaborador do jornal El País. Atualmente vive em Barcelona e seus livros ganharam traduções em vários idiomas, dois deles aqui no Brasil, pela Objetiva (selo Alfaguara): Abril Vermelho e A quarta espada. Compre pela Amazon

Há uma ótima entrevista com o autor aqui


*Todos os autores mencionados, foram classificados pela Granta número 7 como cinco dentre “Os melhores jovens escritores em espanhol”. Para conhecer a obra de todos eles, uma boa opção é ler a revista, assim você também conhecerá os outros autores contemporâneos que integram a edição.

Compartilhe:
Imagem padrão
Aléxia Roche
Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário