10 motivos para ler Machado de Assis

Machado de Assis vai muito além de Capitu com os olhos de cigana oblíqua e dissimulada, muito além de qualquer obrigatoriedade de nosso sistema educacional. E sendo uma obra tão incrível, saiba que ele pode fazer muito mais por você, leitor. Por quê:

1.) Ele possui uma forma contraditória de percepção do mundo;

2.) Ele traz para o leitor uma visão objetiva e realista sobre a vida, o mundo, as pessoas;

3.) Possui um equilíbrio perfeito entre linguagem e conteúdo;

4.) Suas histórias começam de um modo suave e de repente você não consegue piscar os olhos;

5.) Você se sente cúmplice de Machado de Assis, ele conversa com você;

6.) O enredo das obras machadianas foge do comum;

7.) A crítica social está sempre presente;


8.) Ironia, ironia, ironia, ironia…;

9.) E de repente ele pode te oferecer pitadas de realismo mágico;

10.) Ler Machado de Assis é mergulhar num mar de metáforas.

Que saber mais sobre esses motivos,
assista ao vídeo no canal Livro&Café.

Onde comprar livros de Machado de Assis: Amazon

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

17 comentários

  1. […] Para saber da literatura brasileira, conheça 10 motivos para ler Machado de Assis […]

  2. […] parar por aqui e voltar depois de ler. Sério. Ou, ainda, quem sabe uma passadinha neste post: 10 motivos para ler Machado de Assis? […]

  3. Gostei dos motivos para ler Machado de Assis. E gostei bastante que você se refere às obras machadianas. Vou indicar seu vídeo para os meus alunos. Ops! Na verdade, descobri o seu site porque muitos alunos meus copiaram os seus motivos sem citar a fonte.

  4. […] das maiores riquezas da nossa literatura. Não é preciso muitas explicações. Se você nunca leu Machado de Assis, por favor resolva isso […]

  5. Concordo com todos esses motivos, e ainda tem vários outros, pois quando lemos Machado de Assis, não saímos a mesma pessoa quando terminar de ler alguma obra.

  6. Machado de Assis sem duvida foi um dos maiores escritores da nossa língua, e o exemplo de vida dele é enorme também, pois como alguns professores de literatura dizem ele tinha tudo para dar errado, pois filhos de pais pobres, mulato, gago, epilético, sem acesso á um bom ensino por vondade própria escrevia todos os dias para melhorar, lia como ninguém e por fim casou com uma mulher fantástica, que acompanhava e revisava os textos para ele.
    Enfim, muito amor para o nosso orgulho literário nacional!!!

  7. Ele é realmente muito especial! Um gigante de nossa literatura 🙂

  8. Sensacional! Nunca me arrependi de nada que li do Machado. Só sinto que muitos brasileiros não o valorizem por acharem complicado ou, até, pelos traumas das imposições escolares. Quanto aos estrangeiros, muitos não o conhecem pelo mero preconceito de ser um escritor brasileiro e por ter escrito em português, o que dificulta um pouco o acesso.
    Enfim, valorizemos cada vez mais esse que, sem sem sombra de dúvida, é um dos maiores gênios de toda a literatura. Parabéns pelo post.

    • Oi, Jônatas!
      Machado é um escritor que mereceria fácil um Nobel. Ele e Guimarães Rosa.. uma pena que a nossa língua portuguesa não seja comum no mundo e que o mercado editorial não olhe com força para os escritores nacionais…. mas seguiremos tentando! rs
      Bjo! Obrigada!

  9. Ótimo post, Fran! Dele só li até agora Dom Casmurro, que amei. Mas comprei Memórias Póstumas. Nem sei por que ainda não li. Tenho mania de passar a literatura estrangeira na frente…
    Beijo! <3

    • Oi, Eduarda!
      Obrigada!
      Eu tb acabo ficando mais na estrangeira… difícil explicar por quê…rs
      Eu estou amando ler os contos de Machado, eles estão sendo muito inspiradores para mim.
      Bjos!!

Deixe um comentário