Contar tudo (Jeremías Gamboa)

Compartilhe:

Em Contar Tudo, o peruano Jeremías Gamboa delineia os passos de um jovem que tem o sonho de se tornar escritor, e, até onde percebi, o autor imbui certos traços biográficos no romance que trata da vida de Gabriel Lisboa. As mais de quinhentas páginas do romance abrangem desde os dezenove anos do protagonista até a casa dos trinta, e o início deste, em in media res, é o final: o momento em que Gabriel começa o seu romance, o qual passamos a ler.

Ainda pequeno, Gabriel deixa sua desestruturada família imediata que não pode arcar com seus cuidados e vai morar com os tios, que recebem o legado de sua criação. O tio de Gabriel é um garçom, que como diz o livro, é diferenciado dos outros colegas de seu trabalho pelo simples fato de ter o hábito de leitura, de sorte que consegue entabular conversas com os escritores e jornalistas que frequentam a pizzaria onde trabalha. É numa dessas conversas que consegue para o sobrinho um estágio numa prestigiada revista de Lima. Gabriel cursa Comunicação na Universidade de Lima por meio de um financiamento estudantil, mas que, por meio de suas boas notas na faculdade, consegue bolsa integral. A vida financeira dos tios limita a vida de Gabriel que também precisa trabalhar depenando frangos (trabalho que abandona pra estagiar na revista) para ajudar em casa.

Gabriel vive isolado na faculdade cujos alunos ostentam meios de vida que estão longe de sua realidade. Não vai às festas, ou mantém qualquer tipo de relação com os colegas. Preenche sua vida com os estudos e o estágio que o tio lhe arrumou. Até que no fim de um período de estágios, recebe a notícia de que agora trabalhará recebendo uma pequena remuneração no estágio até que se forme na universidade e passe a trabalhar como um empregado qualquer da revista. Os semestre vão passando, e em fim, após a conclusão do curso, Gabriel detém certa liberdade financeira e uma carreira da qual se orgulhar. Sua vida é uma constante ascendência: está sempre recebendo promoções e elogios no trabalho, até que na metade do livro Gabriel tem um prestigiado emprego de editor numa famosa revista.

É aí que a vontade de escrever fala mais alto, e Gabriel Lisboa abandona o trabalho que conseguiu após inúmeros esforços. A vida de Gabriel dá início a uma espiral de acontecimentos que levam a todos os caminhos possíveis, menos ao de escrever um livro.


“Jeremías Gamboa nasceu no Peru, em 1975. É formado em Comunicação pela Universidade de Lima e mestre em Literatura Hispano-americana pela Universidade do Colorado. É jornalista, professor e escritor. Em 2007, lançou o livro de contos Punto de fuga e decidiu se dedicar totalmente à literatura. Ao publicar seu primeiro romance, Contar tudo, Gamboa foi aclamado pela crítica e se tornou o novo fenômeno literário de língua espanhola.” 

 Onde comprar Contar tudo (Jeremías Gamboa): Amazon

Compartilhe:
Imagem padrão
Alister Vieira
Life's short, talk fast

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário