HQ Dois Irmãos

HQ: Dois Irmãos (Fábio Moon e Gabriel Bá)

Compartilhe:

No início do ano, quando a Companhia das Letras publicou a graphic novel “Dois Irmãos”, li a sinopse e me interessei muito. Nunca havia lido uma HQ nacional (com exceção de Mauricio de Souza) e tampouco conhecia a obra de Milton Hatoum, da qual a graphic novel foi adaptada. Até que tive a oportunidade de ler o romance de Hatoum e me encantei com cada palavra, então, não tive dúvidas de que teria de ler a adaptação feita pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Resenha: Dois Irmãos (Milton Hatoum)

“Dois Irmãos” é uma história de ódio e rivalidade entre os gêmeos Yaqub e Omar, e também, uma história de busca e construção da própria identidade. Você pode ler mais sobre ela aqui.

Lendo sobre o processo de criação da graphic novel, descobri que Fábio e Gabriel, não pretendiam adaptar outro clássico nacional para os quadrinhos, já que tinham acabado de concluir “O Alienista”, de Machado de Assis. Até que Fábio se interessou por “Dois Irmãos”, por se tratar de uma história de gêmeos. Depois, os quadrinistas conheceram Hatoum na Flip, e por incentivo de André Conti, editor da Companhia, tiveram a ideia de adaptar o romance para os quadrinhos.

HQ Dois Irmãos

A graphic novel demorou quatro anos para ser concluída, e durante esse tempo, Milton Hatoum colaborava com detalhes e dicas quando os irmãos precisavam.

Portanto, gostei muito da graphic novel, e não só por ela ser fiel ao livro. É como se ela fosse um complemento para a obra de Hatoum, um adendo para nos fazer sentir o que não conseguimos ver através das palavras. Arte em quadrinhos.

Leia uma entrevista com Fábio Moon e Gabriel Bá aqui

Onde comprar a HQ Dois Irmãos: Amazon

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!