5 livros para ler no inverno

Ler é bom em qualquer estação do ano, mas no inverno você utiliza-se de algumas coisas mais reconfortantes, como um cobertor e um chá quente, assim, a leitura se torna maravilhosamente clichê! Pensando na estação preferida de muitos leitores, fiz uma pequena lista de livros que possuem um ambiente de inverno, algumas vezes inspirador, outros tão intenso e assustadores que gostaríamos de evitar, mas.

1. Chamado Selvagem (Jack London)

Uma história sobre cachorros selvagens que vivem em locais de puro gelo. Logo no início da leitura temos: “É que alguns exploradores haviam descoberto ouro nas escuridões árticas, e a notícia depressa se espalhara. Milhares de aventureiros corriam agora para as terras do Norte, região das mais geladas do mundo…” (p. 11)

Onde comprar: Amazon, Livraria Cultura

2. Assassinato no Expresso Oriente (Agatha Christie)

Um dos tantos romances policiais de Agatha Christie sugere também tempos gelados logo no início: “Eram cinco horas da manhã de inverno na Síria. Ao longo da plataforma de Aleppo, o trem pomposamente anunciado nos guias turísticos…” (p. 9)

Onde comprar: Amazon, Livraria Cultura

3. O Castelo (Franz Kafka)

Novamente temos o personagem K., o mesmo do livro O Processo. Desa vez ele vai para uma aldeia, pois precisa encontrar com uma pessoa ligada ao serviço público. “Era tarde da noite quando K. chegou. A aldeia jazia na neve profunda. Da encosta não se via nada, névoa e escuridão a cercavam, nem mesmo o clarão mais fraco indicava o grande castelo.” (p. 7)

Onde comprar: AmazonLivraria Cultura

4. Orlando (Virginia Woolf)

Orlando, ainda jovem, apaixona-se por uma mulher russa, durante o inverno londrino. Uma das atividades do casal e também da alta sociedade londrina era passear de patins em lagos congelados. “Assim, em vez de tomar a direção de Londres, davam meia-volta e logo estavam longe da multidão, no meio dos braços congelados do Tâmisa…” (p. 31)

Onde comprar: Amazon, Livraria Cultura

5. A idade dos milagres (Karen T. Walker)

É um livro indicado para jovens leitores. Na história vamos ver a natureza modificar-se drasticamente, devido a uma mudança nos pólos da Terra. No livro eles usam o termo desaceleração, que indica um lugar com dias mais longos, dias ma quentes; depois noites mais quentes. Nos lugares de verão, a neve. Nos lugares de neve, o verão. Os momentos em que os personagens reconhecem a nova paisagem de inverno é muito bonita, mas também assusta porque é um sinal de que o planeta está em colapso.

Onde comprar: Amazon, Livraria Cultura

Veja as dicas em vídeo:

Avatar
Francine Ramos

Faz da Livro&Café parte essencial de sua vida desde 2011. É professora de Língua Portuguesa, adora ler, escrever (um dia vai publicar um livro) e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado