O colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) é um dos grande nomes da literatura. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o autor de Cem Anos de Solidão gostava muito de seu país e, muitas vezes, as paisagens colombianas colaboraram na inspiração do autor. Confira abaixo 5 lugares incríveis na Colômbia que inspiraram Gabriel García Márquez.

Cartagena

Foto: Yatch Club

Gabriel García Márquez teve um grande carinho pela cidade colonial de Cartagena e manteve uma casa na cidade, mesmo depois de se mudar para o México em 1961. A cidade, embora não seja mencionada pelo nome, tudo indica que inspirou o romance O amor nos tempos do cólera.

Cartagena é uma cidade turística com ares modernos, mas suas ruas de paralelepípedos ainda evocam imagens dos personagens centrais, Florentino Ariza e Fermina Daza. Entre os 5 lugares incríveis na Colômbia que inspiraram Gabriel García Márquez, esse é imperdível.

Aqui você encontra informações sobre os passeios literários para fazer na cidade.

Barranquilla

Obra na cidade de Barranquilla, que representa as borboletas do livro Cem Anos de Solidão. (Foto: Radionica Rocks)

Como membro do “Grupo Barranquilla” de escritores e jornalistas no início da década de 1950, o jovem Gabo afinou suas veias literários na agitada cidade portuária e desfrutou de uma vida noturna de excessos.

Ele morou em acima de um bordel, dizem que frequentava um bar chamado La Cueva e trabalhou como repórter de um jornal local. O “Museu do Caribe”, em Barranquilla, tem uma sala dedicada ao escritor. Sem dúvida um lugar incrível na Colômbia!

Mompox

Foto: The Culture Trip

Ao passear pelas avenidas sombreadas de Mompox, ao longo das margens do rio Magdalena, as iguanas se abaixam nos galhos das árvores e dos homens idosos, enquanto passam as horas em cadeiras de balanço.

É fácil entender a afirmação feita pelo Simon Bolivar de García Márquez em “O general em seu labirinto” que “Mompox não existe”. A ilha Mompox parece um lugar fictício mesmo e sua estrutura, cheia de pontes, mantem a sensação de isolamento e magia.

Cienaga

Foto: Flickriver

Alguns dizem que a pequena cidade costeira de Cienaga, em vez de Aracataca, foi a verdadeira inspiração de Macondo, a cidade do livro Cem Anos de Solidão. A sua localização está entre o Mar do Caribe, as montanhas de Sierra Nevada e os vastos pântanos da Grande Cienaga, que parecem tornar o cenário perfeito para o romance de Gabo.

O impacto da indústria da banana na cidade faz parte do livro “A Revoada“. Dizem que, anualmente, a cidade faz uma festa em homenagem aos crocodilos que vivem no pântano da cidade. A visão da festa é: centenas de pessoas que dançando em cabeças de crocodilo gigantes. Parece ou não parece Macondo?

Aracataca

Casa do escritor, hoje um museu. Foto: TripAdvisor

Gabriel García Márquez nasceu nessa pequena cidade e foi criado por seus avós maternos, cujas narrativas e superstições formaram a base de grande parte de sua obra e do realismo mágico, sua. A casa em que o escritor nasceu agora é um belo museu. Afirmam que Aracataca também inspirou a sua obra mais famosa, Cem Anos de Solidão.


Referência: The Culture Trip

Share.