13 referências literárias na série Você

13 referências literárias na série Você, uma história um pouco clichê, mas cheia de bons livros!

Comecei ver a série “Você” na Netflix porque quando olhei a imagem de divulgação havia uma biblioteca. Gostei muito dos primeiros episódios, mas depois algumas cenas clichês me incomodaram. Porém, como a história é repleta de reviravoltas e situações um pouco absurdas, achei interessante e vi até o final torcendo para que, de alguma forma, o fim fosse agradável (no sentido de estar de acordo com o enredo e a psicologia apresentada dos personagens).

Durante a série, é impossível não se encantar com as referências literárias. O personagem principal, Joe, é gerente de uma livraria e fica obcecado por uma jovem aspirante a escritora chamada Beck. A partir daí, vamos descobrir que sua obsessão ultrapassa todos os limites e, se eu informar mais alguma coisa, será spoiler. Portanto, por sua conta e risco, os livros mencionados na série estão logo abaixo com imagens da série também:

1. Quando Joe e Beck se conhecem é esse o livro que ela compra na livraria. “Desesperados“, de Paula Fox.

13 referências literárias na série Você

2. Uma das amigas de Beck, chama-se Peach Salenger. Como se fosse uma parente distante do autor J.D Salinger, conhecido pelo livro “O apanhador no campo de centeio“.

13 referências literárias na série Você

3. Joe ajuda uma criança, que mora ao seu lado. Ajuda a resolver problemas familiares e também com dicas de livros. Na cena, ele empresta uma edição rara de Dom Quixote para Paco.

13 referências literárias na série Você

4. E também empresta “Os três mosqueteiros” para Paco.

5. E o incrível Frankenstein!

6. Beck presenteia Joe com “O código da Vinci“. Uma escolha bem estranha, na minha opinião, pois há tantos livros melhores…

7. O livro “Belas Adormecidas“, escrito por Stephen King e Owen King, seu filho, é lançado na livraria de Joe.

8. Joe, tão bonzinho no começo, mas tão terrível também rouba livros. Ele pega essa edição da série “O mágico de Oz“.

9. Poderia ser O Alienista, de Machado de Assis, mas não. É um livro sobre crimes e isso diz muito sobre a série. O livro é de um escritor chamado Caleb Carr.

10 motivos para ler Machado de Assis

10. Em uma festa à fantasia, Joe vai vestido de Hemingway.

Resenha: Paris é uma festa (Hemingway)

11. Por motivos distintos, os personagens vão parar em uma festa com temática literária: “Dickens Festival”.

12. Uma ex-namorada de Joe aparece lendo “O morro dos ventos uivantes“.

13. O casal Joe e Beck leem juntos! Ele vai de “Black Swan Green” de David Mitchell. Ela lê “Sobre a beleza“, de Zadie Smith.

Referências: Independent e Insider

Anúncio
Avatar
Francine Ramos

Faz da Livro&Café parte essencial de sua vida desde 2011. É professora de Língua Portuguesa, adora ler, escrever (um dia vai publicar um livro) e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado