4 podcasts do Mamilos sobre relacionamentos

Nunca fui muito chegada em podcasts até ouvir a produção do Mamilos. São conversas descontraídas, mas conduzidas com muito profissionalismo por Juliana Wallauer e Cris Bartis que trazem convidadas e convidados que podem falar com propriedade sobre os assuntos abordados.

Entre os diversos temas já discutidos, há alguns podcasts sobre relacionamentos. Separei quatro deles que podem nos ajudar a pensar sobre o modo como nos envolvemos com as pessoas, as regras que nos são impostas e muito mais!

 

Mamilos 49 – Relacionamentos Abusivos

Vamos falar sobre aqueles relacionamentos que nos machucam, nos limitam, nos diminuem, mas mesmo assim a gente não consegue escapar? Vamos! Para nos ajudar a reconhecer esses relacionamentos e entender as situações, fases e características que nos deixam mais vulneráveis trouxemos a Dra. Ciça Maia, especialista em saúde mental e sexualidade. Colocamos mais tempero nessa conversa com a participação da nossa musa inspiradora Jout Jout, a volgueira do coração do Mamilos, a autora do vídeo Não tire o batom vermelho.

 

Mamilos 86 – Divórcio

A busca da individualidade caracteriza a época em que vivemos; nunca homens e mulheres se aventuraram com tanta coragem em busca de novas descobertas, só que, desta vez, para dentro de si mesmos. Cada um quer saber quais são suas possibilidades, desenvolver seu potencial. Egoísmo? Falta de tolerância, excesso de idealização? Os bons relacionamentos precisam ser eternos? Mas afinal o que é um casamento não dar certo? Dá pra usar a mesma régua pra todo mundo? Vale a pena viver juntos até quando? E os filhos com tudo isso?

Na mesa, Ana Canosa, psicóloga clínica e sexóloga, e Ana Paula Corrêa, advogada de direito de família.

 

Mamilos 112 – Três é demais?

A conversa propõe trazer a perspectiva da biologia, da neurociência, da antropologia e da psicologia pra ampliar a compreensão sobre a monogamia como norma. O objetivo é promover o conhecimento, a introspecção e a honestidade, assim como incentivar conversas sobre a sexualidade humana para que as pessoas possam se concentrar mais nas realidades do que são os seres humanos e um pouco menos nas impostas regras religiosas-culturais sobre o que devemos sentir e como devemos viver. O que indivíduos ou casais irão fazer com essas informação, se alguma coisa, depende deles. É para abrir o coração e falar sobre todas as formas de amor.

Na mesa, as psicólogas Ana Canosa e Janaina Reis. Nos quotes técnicos, o biólogo Atila Lamarino, o neurocientista Pedro Calabrez, e o antropólogo Wacisley Riberio.

 

Mamilos 158 – Como Não Falir o Seu Casamento

Dinheiro é um tabu. A gente ainda vive numa sociedade com inspiração romântica, onde falar de dinheiro macula as relações. Quem pensa em dinheiro é ambicioso, e isso dentro da lógica de culpa católica é um pecado. E não fica nada mais fácil quando a conversa é entre casais. Somente 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro com os membros da família, ao passo que 39% só entram nesse assunto quando a situação financeira já não é boa ou imaginam que pode surgir um problema. Aí a receita do desastre tá pronta. Prova é que 48% dos consumidores que vivem com o companheiro já brigaram com a esposa ou o marido por causa de dinheiro. Segundo uma pesquisa feita com 4,5 mil casais no ano passado pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, desavença ocasionada pelas finanças é a principal causa dos divórcios. Os parceiros que discutem sobre assuntos financeiros, apontou o estudo, estão mais propensos a se separarem do que aqueles que entram em atrito por questões envolvendo a educação das crianças, sexo e sogros. Nesse podcast, o Mamilos vai falar sobre como casais lidam com as finanças: os conflitos, os impactos e as estratégias pra construir uma relação equilibrada e saudável.

Na mesa, Ana Canosa, psicóloga clínica, colunista da Revista VIP e autora do livro “Sexoterapia”, Denise Damiani, executiva na área de business e tecnologia, e Eduardo Amuri, consultor financeiro e autor do livro “Dinheiro Sem Medo”.

 

Fotografia de capa: Meredith Lord

Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.