Além do invisível (Cristina Lasaitis): limites do mundo real e virtual

A narrativa de ficção científica, mesmo munida de elementos irreais, evidencia de uma forma muito potente o ser humano e toda sua complexidade psicológica, social e política. Então, foi uma surpresa boa começar a leitura da coletânea “Fractais Tropicais: o melhor da ficção científica brasileira” (laçando em 2018 pela SESI-SP Editora) com o conto Além do invisível, de Cristina Lasaitis.

Sobre a autora

Além do Invisível - Fractais Tropicais
Compre na Amazon

A autora, reconhecida como um nome importante na ficção científica brasileira contemporânea, tem estudos na área da Biomedicina e da Neurociência. Seu romance “Fábulas do Tempo e da Eternidade“, lançado em 2008, recebeu bons elogios da crítica e do público.

Ela mantém um blog com informações sobre seus livros e eventos literários que participa.

Sobre o conto

No conto Além do invisível, vamos conhecer a vida de duas pessoas em um mundo virtual. O ano é 2099 e nossas tecnologias avançaram o suficiente para que a junção real e virtual seja feita de uma forma mais intensa.

A narrativa de Cristina nos dá uma sensação de entrelaçamento, ou seja os limites e as divisões do que é uma coisa ou outra foram atravessados.

Porém, o ser humano ainda está na batalha de querer descobrir quem está do outro lado da tela do computador. Será um robô? Um homem? Uma mulher? Por quem, de fato, me apaixonei e entreguei minha vida, incluindo minhas senhas? São perguntas que se fazem presente nos dias de hoje, por isso é fácil se envolver com a narrativa desenvolvida por Cristina Lasaitis.

O personagem Marcos está vivenciando um dos grandes momentos de sua vida real, mas totalmente ancorada no belo mundo que sua vida virtual conquistou por meio do amor de Maya que, ora parece humana demais, ora robótica demais.

Por fim, o mais interessante neste conto é o resultado final, pois, de alguma maneira, o elemento eternidade se faz presente e intensifica mais ainda os lanços do mundo que conhecemos com as possibilidades advindas da velocidade da luz, os impulsos quânticos e as dobras imateriais do universo.

O conto “Além do invisível”, de Cristina Lasaitis, está presente no livro “Fractais Tropicais: o melhor da ficção científica brasileira”. Compre na Amazon

Francine Ramos

Faz da Livro&Café parte essencial de sua vida desde 2011. É professora de Língua Portuguesa, adora ler, escrever (um dia vai publicar um livro) e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Leave a Reply

O seu e-mail não será publicado