livros-fundamentais-sobre-utopia

5 livros fundamentais para compreender o conceito de utopia

Utopia é muito mais do que uma palavra. É, na verdade, um conceito que transformou a maneira como vemos o futuro. Já fizemos um artigo aqui na Livro & Café sobre: O que é utopia? Agora, para que você possa se aprofundar no conhecimento sobre o tema e todas as discussões que o permeiam, trouxemos uma lista com 5 livros essenciais para compreender o conceito.

Utopia, de Thomas Morus

Este livro não poderia estar fora da lista, pois, foi justamente nele que o conceito nasceu. Thomas Morus concluiu a sua escrita e publicou a primeira edição em latim em 1516. Inspirado nas obras República e As leis de Platão; Cidade de Deus, de Santo Agostinho, e também em relatos de viagens ao Novo Mundo, esse livro é um clássico obrigatório para quem quer entender essa ideia. Resumidamente, o livro reproduz o relato de Rafael Hitlodeu sobre a ilha dos utopianos, um lugar perfeito para se viver.

A ideologia e a utopia, de Paul Ricoeur

Resultado de um curso ministrado pelo autor na Universidade de Chicago em 1975, este livro discute a utopia como “poesia social”. Importantíssimo, Ricoeur foi um dos filósofos franceses do período após a Segunda Guerra de mais relevância. Igualmente, seu livro contribui para a compreensão da relação entre utopia, ideologia e o imaginário cultural e social de uma época.

Utopia: a história de uma ideia, de Gregory Claeys

Gregory faz uma análise de como o livro de Morus e a ideia que ele criou influenciaram o mundo de hoje. A história, a arte, a arquitetura,  política e a religião foram impactadas ao longo dos anos. Então, o autor procura descrever, neste livro ilustrado, as várias formas como a humanidade tem buscado o mundo ideal. De Adão e Eva à ficção científica.

Do socialismo utópico ao socialismo científico, de Friedrich Engels

Neste clássico da filosofia, Engels procura diferenciar o pensamento construído por ele e Marx da corrente filosófica que nasceu e cresceu sob influência da obra de Morus. Como contraponto, o autor explica os princípios do materialismo dialético, firmando-o como um método científico de análise e transformação da sociedade.

O que é utopia, de Teixeira Coelho

“O que é Utopia” é um dos livros de uma série que deixou saudades: Primeiros Passos. Sentimentos à parte, este pequeno suplemento é um resumo simples que funciona como uma excelente introdução para você que quer saber mais sobre o que é este conceito tão importante. Você pode fazer o download em pdf aqui.

Tem alguma dica de leitura? Deixe nos comentários livros sobre utopia ou que ajudam a entender esta ideia.

Imagem padrão
Mari Mendes
Estudante de jornalismo e redatora. É autora de Potências do Encontro, livro de contos acolhido e publicado pela Editora Patuá. Escrever, para ela, é se amar.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

2 comentários

  1. […] 5 livros fundamentais para compreender o conceito de utopia […]

  2. […] 5 livros fundamentais para conhecer o conceito de utopia […]

Deixe um comentário