O que é fenomenologia?

Fenomenologia. A palavra surgiu a partir do grego phainesthai, que significa “aquilo que se apresenta ou que se mostra”, e logos, sufixo relativo a “estudo”.

A metodologia faz parte da investigação filosófica fundada pelo matemático e filósofo alemão Edmund Husserl, um dos precursores da filosofia moderna. O método trouxe um novo ponto de vista para a humanidade.

O que é fenomenologia?

A explicação de Husserl para Fenomenologia é que todo os fenômenos do mundo devem ser pensados a partir das percepções mentais de cada indivíduo. Dessa forma, o filósofo transformou a maneira de investigar a filosofia e desenvolveu um método no qual a verdade é “provisória”. Ou seja, algo só é considerado verdadeiro até que um novo fato mostre o contrário, com a criação de uma nova realidade.

10 livros para quem gosta de Filosofia

A imaginação como exemplo

Um exemplo bastante difundido dentro desta linha de pensamento é a imaginação de um quadrado. Ou seja, ao pensar a forma geométrica, não importa o tamanho que tenha, pois sempre será um quadrado em sua essência na mente das pessoas.

Portanto, a psicologia utiliza a fenomenologia com base de estudo, pois busca entender como os pacientes percebem o mundo.

fenomenologia
Nova edição da editora Edipro. Compre na Amazon

Um livro essencial sobre fenomenologia

Os especialistas definem o livro Meditações Cartesianas como a exploração do caminho de pensamento que conduz até a Fenomenologia.

Sobre Edmund Husserl

Depois de encerrar em 1928 sua carreira como professor de filosofia em importantes centros universitários da Alemanha, Husserl – àquele tempo já citado por Heisenberg e Weyl – de repente inflama o cenário científico-filosófico europeu de tal maneira que “preenche” a conturbada década de 1930 com  intensidade.

São três os pontos nodais desse percurso de Husserl:

  • a publicação em 1929 de Lógica formal e transcendental;
  • no mesmo ano, o empreendimento das Meditações Cartesianas;
  • a detalhadíssima reconstrução historiográfico-genética (via Galileu, Descartes e Kant) do traçado fundamental da Crise das ciências europeias.

Outros livros sobre o tema:

Introdução a fenomenologia (Robert Sokolowski) Compre na Amazon

  • Sem o propósito de esgotar o assunto, este livro apresenta o essencial dessa doutrina filosófica.
fenomenologia
Gratuito para Kindle

Ensaio sobre fenomenologia (vários autores) Gratuito para Kindle na Amazon

  • Conjunto de textos de pesquisadores que discutem alguns dos temas mais importantes da fenomenologia, a partir dos fundamentos de Husserl.

Fenomenologia – coleção Pensamento Moderno (David R. Cerbone) Compre na Amazon

  • Esboça o desenvolvimento histórico da fenomenologia. Em princípio, começando com seu fundador Edmund Husserl, em seguida, com Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty.
Avatar
Francine Ramos

Faz da Livro&Café parte essencial de sua vida desde 2011. É professora de Língua Portuguesa, adora ler, escrever (um dia vai publicar um livro) e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado