9 autoras de ficção científica que deveriam ser publicadas no Brasil agora

Enquanto fazia a pesquisa para a maravilhosa lista de 30 autoras de ficção científica publicadas no Brasil para colocar já na sua lista de leituras, conheci algumas escritoras do gênero que ainda não foram lançadas em nosso Brasil. Por isso, e também porque recebemos sugestões bem legais nos comentários, decidi fazer mais uma lista. Agora, daremos algumas sugestões de quais escritoras queremos ver pelo nosso país afora. HEY, EDITORAS! \o/

Antes de começar a lista, saiba que a caixa de comentários está aberta para sugestões, que serão adicionadas neste post conforme aparecerem, certo?

Pronto, vamos à lista.

Autoras de ficção científica que deveriam ser publicadas no Brasil

Lois McMaster Bujold

autoras-de-ficção-científica-Lois-mcmaster-bujold

Lois é um dos grandes nomes da ficção especulativa nos Estados Unidos. Já ganhou os prêmios Hugo e Nebula. Além disso, foi indicada World Fantasy Award, também recebeu um prêmio Skylark e um Forry. Só falta uma coisa para coroar definitivamente essa autora incrível: ter suas histórias publicadas em Português Digníssimo Brasileiro. Será que rola? A escritora trouxe para este mundo três sagas: Vorkosigan, Chalion e Sharing Knife. Qual vocês acham que deveria ser publicada primeiro?

Nalo Hopkinson

autoras-de-ficção-científica-nalo-hopkins

Eu sei, Nalo está na lista de 30 autoras de ficção científica publicada anteriormente. Mas, lá eu explico que só tem um conto dela publicado em uma coletânea no Brasil. Por isso, não poderia faltar aqui a referência a seus livros, né? São dezenas de títulos da autora disponíveis na Amazon em inglês esperando para serem traduzidos e disponibilizados para os leitores brasileiros.

Joanna Russ

joanna-russ-autoras-de-ficção-científica-que-deveriam-ser-publicadas-no-brasil

Joanna foi uma escritora feminista e socialista estadunidense. Sua obra mais famosa, The Female Man, ainda inédita em português (!), é uma utopia com pitadas de sátira. Além disso, publicou um livro em 1983 chamado How to Suppress Women’s Writing, que aprofunda a reflexão de Virginia Woolf e atualiza o debate de Um teto todo seu. Recentemente traduzido para o espanhol, esse livro é muito aguardado pela pessoa que vos escreve. Um adendo: nesta foto, que colocamos aqui no post, ela parece dizer: “Sério, editoras brasileiras?” e eu acho muito justa a sua indignação.

Mary Rosenblum

mary-rosemblum-autoras-de-ficção-científica

Mary também aparece na lista de 30 autoras de FC, mas só porque tem apenas um conto publicado no Brasil. Editoras, vamos mudar essa realidade? Poderíamos ter vários de seus livros em português, o que acham?

Doris Lessing

doris-lessing-ficção-científica

Mais uma autora que estava na outra lista. Sabe por quê? Os livros de Doris publicados no Brasil não são de FC. Por isso, ela está aqui sim e com o pedido: tragam a Doris da ficção científica para nós!

Leigh Brackett

Leigh-Brackett

Leigth escreveu ficção científica e seus textos foram eternizada não apenas nos livros, mas também nas telas de cinema. Não apenas foi roteirista de Star Wars – O Império Contra Ataca, como também de outros filmes. Mas a questão central aqui é: cadê os livros de Brackett em português? Não é possível que nenhuma editora possa lançar pelos menos o The Long Tomorow!

Mari Wolf

Lá no Momentum Saga você consegue baixar e ler gratuitamente dois dos contos de Mari Wolf em português. Mesmo assim, precisamos de uma edição lindona e completa com mais textos dessa escritora, que é um nome e tanto do gênero nos anos 1950.

Moira Young

moira-young

Nascida em 1959, Moira foi atriz e cantora antes de se tornar romancista. Suas obras são principalmente de literatura infantil, porém sua trilogia Caminhos de Sangue, lançado no Brasil pela Intrínseca, ganhou destaque entre o público leitor. Uma pena que os dois outros volumes da série ainda não foram publicados em português.

Marge Piercy

Autora do livro He, She and It, ganhador do Arthut C. Clark Ward, Marge não teve seus livros publicados no Brasil. Sua obra Woman on the Edge of Time é considerada um clássico da ficção especulativa e também do feminismo. Dois livrões que nós precisamos, não é mesmo?

Mas gente, quanta coisa boa que poderíamos ter nas estantes brasileiras! Autoras de ficção científica que fazem falta, definitivamente. Eu estarei por aqui com os dedos cruzados, torcendo para que muitos deles sejam lançados em breve. E então, qual autora de ficção científica desse mundão que você queria ler em português?

Avatar
Mari Mendes

Estudante de jornalismo e redatora. É autora de Potências do Encontro, livro de contos acolhido e publicado pela Editora Patuá. Escrever, para ela, é se amar.

1 comentário
  1. A Lois é também a pessoa que mais ganhou Hugos na ficção científica. É um absurdo essa mulher não ter livros no Brasil. Joanna Russ, então, nem se fala. Não há livros de referência em FC Feminista no Brasil, sendo que ela é o maior nome da área.

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado