Estamos na semana especial sobre 1984 e seu autor, George Orwell, é constantemente citado no contexto político atual. Mas você sabe o que “orwelliano” realmente significa?
Na animação produzida pelo TED-Ed, o educador Noah Tavlin discute o termo e explica porque ele é tão usado. Então vamos aprender?
Eis alguns trechos para refletir sobre o que é “orwelliano”:
Orwell era de fato contrário a todas as formas de tirania, e passou grande parte de sua vida lutando contra forças antidemocráticas, tanto de esquerda quanto de direita. Ele era também profundamente interessado em como tais ideologias proliferavam. E um dos seus mais profundos insights foi a importância do papel da linguagem em moldar nossos pensamentos e opiniões. (Noah Tavlin)
As palavras têm o poder para moldar o pensamento. A linguagem é a moeda da política, formando a base da sociedade das mais comuns interações do cotidiano, aos mais altos ideais. Orwell nos incitou a proteger nossa linguagem pois nossa habilidade para pensar e nos comunicar com clareza é o que está entre nós e um mundo onde a guerra é paz e escravidão é liberdade. (Noah Tavlin)
E agora você já sabe o que “orwelliano” significa?
Leia mais:
* Imagem de capa: fogueira de livros sobre o regime nazista. Berlim, 1933.