A palavra “Orwelliano” é um adjetivo que se origina do nome do autor George Orwell, conhecido por escrever obras literárias como “1984” e “A Revolução dos Bichos”. O termo “Orwelliano” é usado para descrever situações, governos, políticas ou sistemas que se assemelham às distopias totalitárias e vigilantes retratadas nas obras de Orwell.

Quando algo é rotulado como “Orwelliano”, geralmente significa que se refere a um ambiente em que a vigilância, o controle estatal, a manipulação da verdade e a supressão da liberdade individual são predominantes. Esse termo muitas vezes é empregado para destacar a preocupação com a erosão dos direitos civis, a propaganda, a censura e a reescrita da história para atender aos interesses de um governo opressivo. Em resumo, “Orwelliano” descreve um cenário distópico em que o poder autoritário e a manipulação da informação dominam, muitas vezes à custa da liberdade e da privacidade individuais.

Estamos na semana especial sobre 1984 e seu autor, George Orwell, é constantemente citado no contexto político atual. Mas você sabe o que “orwelliano” realmente significa?

Na animação produzida pelo TED-Ed, o educador Noah Tavlin discute o termo e explica porque ele é tão usado. Então vamos aprender?

Eis alguns trechos para refletir sobre o que é “orwelliano”:

Orwell era de fato contrário a todas as formas de tirania, e passou grande parte de sua vida lutando contra forças antidemocráticas, tanto de esquerda quanto de direita. Ele era também profundamente interessado em como tais ideologias proliferavam. E um dos seus mais profundos insights foi a importância do papel da linguagem em moldar nossos pensamentos e opiniões.

(Noah Tavlin)

As palavras têm o poder para moldar o pensamento. A linguagem é a moeda da política, formando a base da sociedade das mais comuns interações do cotidiano, aos mais altos ideais. Orwell nos incitou a proteger nossa linguagem pois nossa habilidade para pensar e nos comunicar com clareza é o que está entre nós e um mundo onde a guerra é paz e escravidão é liberdade. 

(Noah Tavlin)

E agora você já sabe o que “orwelliano” significa?

Leia mais:

1984, de George Orwell

Frases do livro 1984, de George Orwell

2024, um conto inspirado em 1984

O Grande Inquisidor e o Grande Irmão: uma alerta à desumanização

Playlist: o dia em que 1984 de Orwell chegou

O que é distopia?

* Imagem de capa: fogueira de livros sobre o regime nazista. Berlim, 1933.

Share.