Uma lista com personagens bissexuais para colaborar nas discussões sobre o tema, uma vez que a existência bi ainda é um assunto raro…
Setembro chegou e, com ele, além de textos e falas sobre saúde mental, temos uma crescente de debates sobre a importância da visibilidade de pessoas que sentem atração afetiva e/ou sexual por homens e mulheres – não entrarei na questão da identidade de gênero e da pansexualidade neste post por falta de estudo/referência.
Assim, como mulher bissexual e colaboradora da revista, achei importante trazer para cá listas e discussões sobre a questão, uma vez que, por mais que os avanços sejam inegáveis, a existência bi ainda é assunto raro em posts ou obras sobre o universo queer.
Então não, o B não é de biscoito, o B não é por putaria (mas pode ser e está tudo bem), o B não é por indecisão, o B não é uma fase. Bissexuais são pessoas, sou eu, é aquele personagem que todo mundo curte, mas também pode ser aquele que todo mundo odeia, é a protagonista, mas também pode ser o melhor amigo, é o cara misterioso que aparece pouco, mas também pode ser a narradora. Bissexuais existem e estão presentes em diversos elementos da cultura pop, até quando isso não é dito abertamente.
E, para começar os trabalhos da #visibilidadebi, separei dez livros onde – mesmo que sutilmente – personagens bi são introduzidos.
Me chame pelo seu nome, de André Aciman
Carry on, de Rainbow Rowell
Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon
Ninguém nasce herói, de Eric Novello
Um milhão de finais felizes, de Vitor Martins
LEIA MAIS: 30 livros incríveis com personagens LGBT
Henry & June, de Anais Nin
Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson
Gossip Girl: as delícias da fofoca, de Cecily von Ziegesar
Dois rios, de Tatiana Levy
Estamos bem, de Nina LaCour
Conhece algum outro livro que traga personagens bissexuais? Então deixe um comentário para nós! Vamos dar visibilidade!