visibilidade bissexual

#visibilidadebi: uma lista com personagens bissexuais

Compartilhe:

Uma lista com personagens bissexuais para colaborar nas discussões sobre o tema, uma vez que a existência bi ainda é um assunto raro…

Setembro chegou e, com ele, além de textos e falas sobre saúde mental, temos uma crescente de debates sobre a importância da visibilidade de pessoas que sentem atração afetiva e/ou sexual por homens e mulheres – não entrarei na questão da identidade de gênero e da pansexualidade neste post por falta de estudo/referência. 

Assim, como mulher bissexual e colaboradora da revista, achei importante trazer para cá listas e discussões sobre a questão, uma vez que, por mais que os avanços sejam inegáveis, a existência bi ainda é assunto raro em posts ou obras sobre o universo queer. 

Então não, o B não é de biscoito, o B não é por putaria (mas pode ser e está tudo bem), o B não é por indecisão, o B não é uma fase. Bissexuais são pessoas, sou eu, é aquele personagem que todo mundo curte, mas também pode ser aquele que todo mundo odeia, é a protagonista, mas também pode ser o melhor amigo, é o cara misterioso que aparece pouco, mas também pode ser a narradora. Bissexuais existem e estão presentes em diversos elementos da cultura pop, até quando isso não é dito abertamente.

E, para começar os trabalhos da #visibilidadebi, separei dez livros onde – mesmo que sutilmente – personagens bi são introduzidos.

Me chame pelo seu nome, de André Aciman

 Carry on, de Rainbow Rowell

Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon

Ninguém nasce herói, de Eric Novello

Um milhão de finais felizes, de Vitor Martins

LEIA MAIS: 30 livros incríveis com personagens LGBT

Henry & June, de Anais Nin

Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson

Gossip Girl: as delícias da fofoca, de Cecily von Ziegesar

Dois rios, de Tatiana Levy

Estamos bem, de Nina LaCour

Conhece algum outro livro que traga personagens bissexuais? Então deixe um comentário para nós! Vamos dar visibilidade!

Compartilhe:
Imagem padrão
Vanessa Pessoa
Vanessa é uma feminista introvertida, estuda letras na UFPR e coleciona uma porção de figos maduros que apodreceram aos seus pés. Gosta de livros riscados, lombadas quebradas, café sem açúcar e não sabe muito bem como escrever sobre ela mesma.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário