O corvo e a canção: a influência de Edgar Allan Poe na música

É incontestável a influência do escritor Edgar Allan Poe na cultura, seja na literatura, no cinema e, também, na música. A riqueza de suas obras inspirou, assim, compositores e músicos de diversos gêneros por mais de um século.

O foco deste post não é analisar a influência na música clássica (que eu amo, a propósito). Na playlist de hoje, trago algumas músicas populares que se inspiraram nos poemas e contos mais conhecidos de Poe.

Solta o som, DJ! via GIPHY

O corvo (The Raven)

Talvez o poema mais conhecido de Poe, O corvo influenciou muitas canções de artistas de peso, como Queen, com Nevermore.

Annabel Lee

O último poema completo composto por Poe e que explora o tema da morte de uma linda mulher se tornou um prato cheio para diversas músicas. Na playlist, há interpretações da Stevie Nicks, da Sarah Jarosz, e muito mais.

A Queda da Casa de Usher (The Fall of the House of Usher)

Um dos contos mais importantes da obra de Poe, A Queda da Casa de Usher, publicado em 1839, inspirou muitos músicos, como Lou Reed e o grupo de rock britânico The Alan Parsons Project.

Os Assassinatos da Rua Morgue (The Murders in the Rue Morgue)

Outro conto famoso de Poe, publicado em 1841, e que marca a história da literatura policial, com seu detetive Dupan sendo considerado o precursor de Sherlock Holmes. Tamanha impacto se nota na música, com interpretações de Bob Dylan, Iron Maiden e In Flames, para citar alguns exemplos.

E muito mais…

Por fim, outros poemas e contos de Poe serviram de base para muitas outras músicas, em gêneros diversos. Há também impacto em alguns inteiros, como é o caso do Nox Arcana, um duo instrumental gótico americano, que presta homenagem a diversas obras de Poe em seu álbum Shadow of the Raven, de 2007. O grande Lou Reed é outro que trouxe Poe para a música, em seu álbum chamado The Raven, de 2003, no qual apresenta diversas declamações e interpretações músicas de poemas, com a participação de vários atores, como Steve Buscemi and Willem Dafoe.

E não podia deixar de terminar com uma menção honrosa à banda finlandesa HIM, cujo vocalista Ville Valo é um grande fã do escritor e tem os olhos do poeta tatuados nas costas. Maravilhoso que fala, né?

Então espero que goste da seleção que eu fiz e, se faltou alguma música, é só deixar o nome nos comentários!

 

Para conhecer mais:

Edgar Allan Poe vive!

5 grandes contos de Edgar Allan Poe para ler urgente!

 

* Imagem: Pôster de Edgar Allan Poe, produzida por The Art of Matthew Childers.

Anúncio
Avatar
Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado