15 livros sobre livros

No dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. E nada melhor do que uma lista com 15 obras que trazem os livros em seus enredos!

Vamos aos títulos?

via GIPHY

O nome da rosa, de Umberto Eco

Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano italiano, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. O frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai pelo humor, pela crueldade, pela sedução erótica e por uma rica biblioteca. + Leia mais.

O Rei de Amarelo, de Richard W. Chambers

Obra-prima de Robert W. Chambers, O Rei de Amarelo é uma coletânea de contos de terror fantástico publicada originalmente em 1895 e considerada um marco do gênero. O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro — mais precisamente, a uma peça teatral fictícia — e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A obra influenciou diversas gerações de escritores, de H. P. Lovecraft a Neil Gaiman, Stephen King e, mais recentemente, o escritor, produtor e roteirista Nic Pizzolatto, criador da série investigativa True Detective, exibida pela HBO, cujo mistério central faz referência ao obscuro Rei de Amarelo. + Leia mais.

A louca da casa, de Rosa Montero

livros sobre livros

Em A louca da casa, Rosa Montero propõe aos leitores um jogo narrativo cheio de surpresas. Nele se misturam literatura e vida, num coquetel estimulante de biografias e autobiografia romanceada. + Leia mais

Leia mais: 8 personagens da literatura que também amam ler

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

livros sobre livros

Uma distopia que já está entre os clássicos da literatura! O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. + Leia mais.

O clube de leitura de Jane Austen, de Karen Joy Fowler

livros sobre livros

Consagrada pelos diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances, Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais conhecidas no mundo. Fã da autora, a norte-americana Karen Joy Fowler faz um divertido passeio por suas obras em O clube de leitura de Jane Austen, trazendo para os dias de hoje a voz da famosa autora. + Leia mais.

A sociedade literária e a torta de casca de batata, de Mary Ann Barrows

livros sobre livros

A sociedade literária e a torta de casca de batata conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. + Leia mais.

O mundos dos livros, de Bia Bedran

livros sobre livros

O mundo dos livros é tão grande! Nele cabem todas as histórias que existem e as que ainda nem foram escritas! Embarque nessa viagem através do tempo e da imaginação e dê asas ao sonho. Porque o mundo dos livros é tão grande! + Leia mais.

A menina que roubava livros, de Marcus Zusak

Considerado um novo clássico, o livro foi lançado no Brasil em fevereiro de 2007. A história da menina Liesel, que em meio à terrível Alemanha nazista encontra conforto no mundo dos livros, conquistou milhões de leitores, somando mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Em 2014, a obra foi adaptada para os cinemas e deu vida aos personagens que há quase uma década já encantavam pessoas por todo o mundo. + Leia mais.

Leia mais: Por que ler literatura? Por que ler livros? Por que ler ficção?

A livraria mágica de Paris, de Nina George

dia nacional do livro

Uma história emocionante de amor, de perda, e do poder dos livros. O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros ― perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas. + Leia mais.

O encantador de livros, de Lucas de Sousa

dia nacional do livro

Aventure-se na Cidade dos Livros! Um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. + Leia mais.

No mundo dos livros, de José Mindlin

Leitor e colecionador, José Mindlin começou a montar sua biblioteca particular ainda na adolescência. Passadas décadas, ele adquiriu um acervo com cerca de trinta mil volumes que abrangem desde a não-ficção histórica até a poesia. Em ‘Conversa no mundo dos livros’, o autor compartilha suas leituras favoritas e quais os escritores que considera fundamentais para qualquer um que se diga um amante dos livros. + Leia mais.

Quando de livros foram à guerra, de Molly Guptill Manning

dia nacional do livro

A história inspiradora de soldados que viram nos livros um meio de tornar a guerra mais humana e suportável. Uma perspectiva nova sobre a guerra e o poder dos livros em meio à batalha e a crueldade humana. + Leia mais.

Farmácia literária, de Ella Berthoud e Susan Elderkin

dia nacional do livro

Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. + Leia mais.

Para ler como um escritor: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los, de Francine Prose

É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa em busca do segredo do “escrever bem”. + Leia mais.

O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização, de Martin Puchner

dia nacional do livro

O mundo da escrita nos conduz a uma viagem maravilhosa pelo tempo e pelo globo, por meio de dezesseis textos fundamentais, selecionados dentre 4 mil anos de literatura mundial. “Leitura indispensável para entender por que lemos”, segundo Margaret Atwood. + Leia mais.

Faltou algum livro nesta lista? Deixe o título nos comentários e feliz dia nacional do livro!!!

Anúncio
Avatar
Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado