Avaliação de História – 5º ano: A origem do Homo sapiens

Avaliação é um tema que gera controvérsias. O que, de meu ponto de vista, é extremamente saudável. Entretanto, fazemos parte de um sistema educacional que exige a avaliação formal e sempre é importante que o professor considere outras formas de avaliar o desempenho de seus alunos além do padrão de ler perguntas e respondê-las.

A avaliação que você encontra abaixo para download, contém os seguintes objetivos:

    • Registrar as principais diferentes entre lendas, mitos e estudos científicos;
    • Reconhecer os estudos científicos sobre a origem do Homo sapiens;
    • Localizar em um mapa o continente informado no texto;
    • Explicar como a ciência entende a saída dos hominídeos para outros continentes;
    • Reconhecer as datas de descobertas arqueológicas como fontes de informação;
    • Perceber a contínua evolução do Homo sapiens a partir de situações de seu dia a dia;
    • Reconhecer as hipóteses sobre os primeiros habitantes da América e como essas informações se relacionam;
    • Completar a linha do tempo de acordo com informações obtidas em um texto;
    • Registrar interpretação das pinturas rupestres de acordo com as características e formas de viver dos primeiros habitantes da América.

DICA: Planejando aula com o Evernote: uma experiência positiva

Resumo do conteúdo:

Por conta das imagens que acompanham a avaliação, abaixo está uma pequena parte do conteúdo. Para visualizar e baixar a avaliação por completo: FAÇA O DOWNLOAD AQUI

“PÉ PEQUENO”: UM DOS HOMINÍDEOS MAIS ANTIGOS E COMPLETOS JÁ ENCONTRADOS

            Em 1994, um paleontólogo chamado Ronald J. Clarke se deparou com uma dessas “peças” quando foi alertado que um grupo de mineiros tinha encontrado o que pareciam ser fósseis durante escavações conduzidas em um conjunto de grutas conhecido como Cavernas de Sterkfontein, situado perto de Johanesburgo, na África do Sul. Clarke, então, identificou alguns ossos no local — e, entre os primeiros, estavam quatro ossinhos do pé de pequenas proporções.

              O paleontólogo continuou sua pesquisa e, em 1997, em vez de apenas um mero pezinho, Clarke acabou descobrindo um dos esqueletos mais completo e antigos de nossos ancestrais — um hominídeo de 3,6 milhões de anos. Segundo o pesquisador, o fóssil se encontrava completamente grudado nos sedimentos das grutas e ele e sua equipe tiveram que usar ferramentas minúsculas, quase como agulhas, para conseguir retirar todos os ossos sem causar danos.

1. ) Provavelmente você já ouviu falar sobre o “mito do pé grande”. É uma história contada de geração a geração sobre um ser gigante que vivia nas florestas. Quais são as principais diferenças entre essa história e o texto que você acabou de ler?

2.) Cite duas atividades de nosso dia a dia podem exemplificar o significado de “Homo Sapiens Sapiens.”


Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário