diversidade

Editorial 8 – Diversidade: apenas mais uma palavra qualquer?

No editorial deste trimestre da Revista Livro & Café, iremos pensar a diversidade em suas diferentes manifestações.

Segundo o dicionário Aulete, diversidade significa “qualidade ou estado do que é diverso, diferente; divergência, oposição; multiplicidade”. Interessante, não? Mas no nosso dia a dia, conseguimos ter uma vida na qual a diversidade existe e é até estimulada?

Em tempos de globalização, facilidade de transporte e comunicação, acesso à internet, redes sociais e afins, nos vimos diante de um mundo plural. Porém, na contramão da construção de uma imaginada sociedade global, escolhemos nos fechar em bolhas, cada vez mais uniformes, que nos distanciam do diferente, até porque esse “outro” diverso pode ser violento, querer o extermínio de um grupo e até mesmo nem considerar a nossa existência enquanto pessoas.

Assim, conviver com a diversidade pode ser um grande e dolorido desafio, mas é o que nos define como seres humanos. A humanidade é rica e diversa em seus aspectos culturais, regionais, étnicos, religiosos, sexuais, políticos e por aí vai! E se torna cada dia mais urgente conhecermos e pensarmos sobre a diversidade, não apenas para respeitar as diferenças que nos marcam, mas para problematizar a visão de homogeneidade que alguns grupos querem impor em uma tentativa que continua silenciando a existência e as demandas de muitas pessoas.

No editorial deste trimestre da Revista Livro & Café, iremos pensar a diversidade em suas diferentes manifestações, com um foco especial no que a literatura pode nos ensinar. E queremos muito saber quais são os seus olhares sobre este assunto. Vamos juntas e juntos?

Bruna Bengozi e Francine Ramos
Editoras da Livro & Café

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário