20 frases de Leandro Karnal para pensar e puxar assunto na mesa de bar

Leandro Karnal, quando falamos de Brasil, é um nome que precisa ser lembrado, pois ele, especializado em História da América, tem muito a nos dizer em seus livros. Por sorte nossa, ele também faz parte da mídia, realiza palestrar e participar com frequência de entrevistas e debates, o que permite uma aproximação maior a suas ideias, tão necessárias para entender, discutir, comparar e até discordar! Pensando nisso, fiz uma lista com as 20 frases de Leandro Karnal que mais gosto (retiradas dos livros que li e de palestras que assisti). Confira.

frases de Leandro Karnal
COMPRE NA AMAZON

Sobre livros e leituras

1. “Nunca tantos seres humanos tiveram a capacidade de ler. Nunca tantos leitores tiveram crescente dificuldade com a interpretação do lido.”

2. “Narrar uma história para uma criança é colocar uma marca indelével na sua formação. Creia-me: ela pode esquecer os nomes, no entanto a experiência será eterna. Para sempre, estarão no fundo da mente, dialogando com outras histórias.”

3. “Uma obra clássica contraria tudo o que os jovens leem no smartphone. Ela resiste ao primeiro contato, apresenta uma experiência prolongada que demanda foco por muito mais tempo do que uma ‘tuitada’.”


Sobre política

4. “Radicalismo derruba democracia e nunca edifica de verdade.”

5. “Nunca associei ética à fé ou a sua ausência. Temos ateus e religiosos éticos, bem como violências ligadas aos dois campos. O complicado, ultimamente, não é crer ou não crer em Deus. O difícil é crer no homem. É árduo acreditar em si.”

6. “A mudança de um governo não é a mudança de uma estrutura.”

7. “A corrupção nos torna covarde, vamos tendo medo e consciência do mundo.”



Sobre o cotidiano

8. “Vivemos em meio a muitos livros, milhares de fotos, excesso de compromissos, fartura de dados e jejum de análises. Um banquete impressionante para convivas inapetentes e entediados em meio a cliques.”

9. “A internet deu o estatuto de intelectual orgânico a todos que tiverem acesso à rede. É o eclipse do conhecimento em si e o despontar da militância catequética.”

10. “Ver o todo pela parte e adensar coisas passageiras em seu sentido maior: eis minha maneira de encarar o coração de tudo.”

11. “Entre o herói e o canalha, existe uma outra categoria, talvez a mais numerosa, o cúmplice silencioso, que nada fez para ajudar e também não tomou parte direta nas mortes. A maioria calada é sempre a face tranquila do mal em todas as épocas.”

12. “A dúvida incomoda muito e, não obstante, dela nasce quase toda transformação científica ou de valores.”

13. “A cabeça que encontra a solução é a mesma que elabora o problema.”


Sobre racismo

14. “O racismo é um grito a denunciar nossa imbecilidade.”

15. “Racismo é baixa inteligência e falta de caráter”


frases de Leandro Karnal
COMPRE NA AMAZON

Frases de Leandro Karnal sobre felicidade e tristeza

16. “Todas as festas são um barulho alto para impedir que eu expresse a melancolia densa e profunda da minha existência”

17. “Os otimistas são mal informados”

18. “Confundir melancolia e tristeza com depressão talvez seja o mal do século XXI.”

19. “Quanto mais opções você tiver, maior será a sua angústia.”


Sobre família

20. “A família e o celular são os dois grandes valores que sociedade ocidental construiu”.


Avatar
Milena Mendes

Milena Aguiar é pedagoga e tenta ser escritora nas raras horas vagas. Gosta de viagens e também de estar com seus gatos. Mora em Manaus e odeia açaí.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado