Estudo de Narrativas

[Plano de Aula] Estudo de narrativas “Os Miseráveis”

Entender a função das narrativas pode parecer simples, mas diversas vezes os alunos podem perguntar sobre sua necessidade, uma vez que é comum a fala “mas tem muitos detalhes” ou “o autor enrola muito”. Pensando nisso e numa aula introdutória sobre Estudo de narrativas para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizei as ilustrações da primeira edição da obra Os Miseráveis, de 1862. Mas antes foi necessário alguns passos:

1ª etapa – para conhecer a história do livro Os Miseráveis

  • Perguntar aos alunos se eles conhecem a obra Os Miseráveis (é possível que eles tragam a referência do filme lançado recentemente);
  • Realizar um breve contexto do autor Victor Hugo e sua obra;
  • Projetar (ou escrever na lousa) a frase:

“Enquanto os três problemas do século – a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome, e a atrofia da criança pela ignorância – não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis” (Os Miseráveis, Victor Hugo, 1862)

  • Traçar paralelos com os problemas das personagens principais com os dias de hoje: a fome, a prisão de Jean Valjean por ter roubado um pão, a decadência de Fantini por ter confiado em um homem, a criança abandonada Cosette e o trabalho infantil etc…

Dica: Detalhes sobre alguns dos principais temas da obra podem ser lido no meu “Diário de Leitura Os Miseráveis”.

2ª etapa – apresentação das imagens

A – Inicie mostrando apenas uma imagem da obra. É possível escolher qualquer uma das imagens. Eu gosto de começar com essa:

B – Elabore com os alunos 3 perguntas e 3 respostas sobre a imagem. Exemplo:

  • Quem é esse homem?
  • O que ele fez?
  • O que ele está sentindo?
  • Em que ele está pensando?

É importante ressaltar que os alunos não precisam saber quem é a personagem da foto, tampouco sua história, pois o foco é a produção de uma pequena narrativa sobre a imagem.

C – Em seguida, construa com os alunos um modelo dessa narrativa que responda a todas essas perguntas. A ideia é que seja possível construir uma narrativa sobre esse personagem apenas em 1 ou 2 parágrafos, no máximo.

3º etapa – a produção de uma pequena narrativa

A – Mostre as outras ilustrações (faça o download aqui), peça aos alunos escolherem uma e faça uma proposta, como um desafio: eles deverão produzir um parágrafo que responda a todas as perguntas sobre a personagem em 30 minutos.


B – Durante a produção, auxilie os alunos com suas dúvidas e incentive-os a soltar a imaginação!

C – Ao final, faça uma roda de leitura para que os alunos apresentem aos seus colegas suas produções.

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário