COVID-19: 10 palestras do TED para entender a pandemia

O mundo está encarando uma crise sem precedentes, causada pela pandemia de coronavírus. E a plataforma TED, conhecida por suas palestras com especialistas em vários assuntos, está comprometida a continuar sendo uma fonte de informação, inspiração e esperança neste momento de tantas incertezas.

Nas palestras e entrevistas abaixo, é possível ter uma perspectiva sobre o Covid-19, pandemias, vacinas etc.

Informem-se e cuidem-se!

 

Por que o COVID-19 está nos atingindo e como se preparar para o próximo surto?, por Alanna Shaikh

De onde o novo coronavírus se originou, como se espalhou tão rápido – e o que vem a seguir? Compartilhando ideias sobre o surto da doença, a especialista em saúde global e a palestrante do TED, Alanna Shaikh, rastreia a disseminação do COVID-19, discute por que as restrições de viagens não são eficazes e destaca as mudanças médicas necessárias em todo o mundo para se preparar para a próxima pandemia. “Precisamos garantir que todos os países do mundo tenham capacidade para identificar novas doenças e tratá-las”, diz Shaikh.

 

Como podemos controlar a pandemia de coronavírus?, por Adam Kucharski

À medida que a ameaça do COVID-19 continua, o especialista em doenças infecciosas Adam Kucharski responde a cinco perguntas principais sobre o novo coronavírus, fornecendo a perspectiva necessária sobre sua transmissão, como os governos reagiram e o que pode ser necessário mudar no nosso comportamento social para acabar com a pandemia. (Este vídeo foi extraído de uma entrevista de 70 minutos entre Kucharski e o chefe do TED, Chris Anderson. Ouça a entrevista completa em go.ted.com/adamkucharski.)

 

O que (não) sabemos sobre o coronavírus, por David Heymann

O que acontece se você for infectado pelo coronavírus? Quem está mais em risco? Como você pode se proteger? O especialista em saúde pública David Heymann, que liderou a resposta global ao surto de SARS em 2003, compartilha as últimas descobertas sobre o COVID-19 e o que o futuro pode nos trazer.

 

O simples poder de lavar as mãos, de Myriam Sidibe

Myriam Sidibe é uma guerreira na luta contra as doenças da infância. A arma que escolheu? Uma barra de sabão. Para uma prevenção econômica contra doenças, é difícil vencer a lavagem das mãos com sabão, o que reduz o risco de pneumonia, diarreia, cólera e outras coisas piores (como o coronavírus). Sidibe, especialista em saúde pública, defende as parcerias público-privadas para promover mãos limpas – e o empreendedorismo local e sustentável.

 

A preocupante razão pela qual as vacinas são feitas tarde demais… se são feitas, por Seth Berkley

Parece que esperamos um surto desastroso de alguma doença antes de levarmos a sério a criação de uma vacina para ela. Seth Berkley apresenta as realidades do mercado e as desigualdades por trás do motivo pelo qual não estamos fabricando vacinas para as maiores doenças do mundo.

 

Como nós vamos lutar contra o próximo vírus mortal, por Pardis Sabeti

Quando o Ebola eclodiu em março de 2014, Pardis Sabeti e sua equipe começaram a sequenciar o genoma do vírus, aprendendo como ele se modificou e se espalhou. Sabeti divulgou imediatamente sua pesquisa online, para que rastreadores de vírus e cientistas de todo o mundo pudessem participar da luta urgente. Nesta palestra, ela mostra como a cooperação aberta foi essencial para interromper o vírus e atacar o próximo a aparecer. “Tivemos que trabalhar abertamente, tivemos que compartilhar e tivemos que trabalhar juntos”, diz Sabeti. “Não deixemos que o mundo seja definido pela destruição causada por um vírus, mas iluminado por bilhões de corações e mentes trabalhando em união”.

 

Lições sobre a gripe de 1918, por Laurie Garrett

Em 2007, enquanto o mundo se preocupava com uma possível epidemia de gripe aviária, Laurie Garrett, autora de “The Coming Plague”, deu essa palestra poderosa a um pequeno público da Universidade TED. Suas idéias de pandemias passadas são subitamente mais relevantes do que nunca. Garrett é vencedora do Pulitzer e estuda saúde global e prevenção de doenças. Escreveu, entre outras obras, “The Coming Plague” e “Betrayal of Trust,” sobre a crise na saúde pública global.

 

O próximo surto? Não estamos preparados, por Bill Gates

Em 2014, o mundo evitou um surto global de Ebola, graças a milhares de trabalhadores da saúde altruístas – além de, francamente, uma sorte muito boa. Em retrospectiva, sabemos o que deveríamos ter feito melhor. Então, agora é a hora, sugere Bill Gates, de colocar em prática todas as nossas boas ideias, do planejamento de cenários à pesquisa de vacinas e ao treinamento de profissionais da saúde. Como ele diz: “Não há necessidade de entrar em pânico … mas precisamos seguir em frente”. Uma palestra ainda atual neste cenário da pandemia do coronavírus.

 

Meu desejo: me ajude a parar as pandemias, por Larry Brillant

Ao aceitar o Prêmio TED de 2006, o Dr. Larry Brilliant, epidemiologista e filantropo, fala sobre como a varíola foi erradicada do planeta e pede um novo sistema global que possa identificar e conter pandemias antes que elas se espalhem.

 

Por que todos nós precisamos praticar primeiros socorros emocionais?, por Guy Winch

Vamos ao médico quando sentimos gripe ou uma dor persistente. Então, por que não vemos um profissional de saúde quando sentimos dor emocional: culpa, perda, solidão? Muitos de nós lidamos com problemas comuns de saúde psicológica por conta própria, diz Guy Winch. Mas não precisamos. Ele faz um argumento convincente para praticar a higiene emocional – cuidando de nossas emoções, nossas mentes, com a mesma diligência que cuidamos de nossos corpos.


Leia mais: 

11 livros para ler durante a quarentena pelo Covid-19

Quarentena e educação: 10 ferramentas digitais para professores


Default image
Bruna Bengozi
Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".
Deixe um comentário