Como o tempo te afeta?: 8 palestras do TED sobre o assunto

O tempo é medido em segundos, minutos e horas. Mas será que é tão simples assim? Quem nunca sentiu o tempo passando de formas diferentes? E todas as mudanças históricas, sociais, culturais etc., que ocorrem ao longo do tempo?

Pensando nisso e como eu sou a doida das listas do TED Talks, trouxe algumas palestras da plataforma que exploram a temática do tempo.

 

A psicologia do tempo

O psicólogo Philip Zimbardo diz que a felicidade e o sucesso estão enraizados em uma característica que muitos de nós desconsideram: a maneira como nos orientamos em torno do passado, presente e futuro. Ele sugere que calibremos nossa perspectiva sobre o tempo como um primeiro passo para melhorar nossas vidas.

 

A psicologia do seu futuro eu

“Os seres humanos são obras em andamento que, erroneamente, acham que estão terminadas.” Dan Gilbert, psicólogo e professor da Universidade de Harvard, compartilha uma pesquisa recente sobre um fenômeno que ele chama de “ilusão do fim da história”, no qual de alguma forma imaginamos que a pessoa que somos agora é a pessoa que seremos pelo resto do tempo. Dica: esse não é o caso.

Leia mais: 17 livros sobre viagem no tempo

 

A história do nosso mundo em 18 minutos

Apoiado por ilustrações impressionantes, David Christian narra uma história completa do universo, do Big Bang à Internet, em fascinantes 18 minutos. Esta é a “Grande História”: um olhar esclarecedor e amplo sobre a complexidade, a vida e a humanidade, contrastando com a nossa pequena participação na linha do tempo cósmico. Christian é autor do livro Origens: Uma grande história de tudo, publicado em 2019 pela Companhia das Letras, com tradução de Pedro Maia Soares.

 

As políticas raciais no tempo

A teórica cultural Brittney Cooper examina o racismo pelas lentes do tempo, mostrando-nos como historicamente ele foi roubado das pessoas negras, resultando em momentos perdidos de alegria e conexão, anos perdidos de qualidade de vida saudável e atraso no progresso. Uma visão sincera e instigante sobre história e raça que pode fazer você reconsiderar sua compreensão do tempo e seu lugar nele.

Leia mais: O negacionismo histórico como arma política


 

Um segundo todo dia

Há tantos momentos breves, bonitos, engraçados e trágicos em sua vida – como você vai se lembrar de todos eles? O diretor Cesar Kuriyama grava um segundo de vídeo todos os dias como parte de um projeto em andamento para coletar todos os momentos especiais de sua vida.

 

As vidas mais antigas do mundo

Rachel Sussman mostra fotografias dos mais antigos organismos vivos do mundo – de coral de 2.000 anos de idade na costa de Tobago a uma “floresta subterrânea” na África do Sul que vive desde antes do início da agricultura.

 

Tempo distante e a sugestão de um multiverso

O cosmólogo Sean Carroll ataca – em um passeio divertido e instigante pela natureza do tempo e do universo – uma pergunta enganosamente simples: por que o tempo existe? As potenciais respostas apontam para uma visão surpreendente da natureza do universo e do nosso lugar nele.

 

O telescópio que pode nos mostrar o começo do universo

Quando e como o universo começou? Um grupo de astrônomos do mundo todo quer responder a essa pergunta espiando o passado mais remoto que um grande novo telescópio nos permitirá ver. A astrônoma Wendy Freedman liderou a criação do Telescópio Gigante de Magalhães, em construção na América do Sul; no TEDGlobal no Rio, ela compartilha uma visão ousada das descobertas sobre o nosso universo que o instrumento poderia possibilitar.

Leia mais: 10 livros para quem ama astronomia

 

Gostou das sugestões? E o que você pensa sobre o tempo? Compartilhe suas ideias nos comentários!


Deixe um comentário