plano de aula uma esperança

Plano de aula: “Uma esperança” (Clarice Lispector): leitura e interpretação de texto

O objetivo desse plano de aula é oferecer aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental II uma oportunidade de introdução à literatura de Clarice Lispector, por meio do conto “Uma esperança”.

plano de aula uma esperança clarice lispectorConhecimentos prévios:

  • Compreender os conceitos sobre contos psicológicos;
  • Conhecer um pouco sobre a vida e a obra de Clarice Lispector.

Habilidades desenvolvidas:

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Compreensão dos efeitos de sentido provocados por recursos linguísticos e multissemióticos.

Onde encontrar o conto: 

O conto está presente em diversas coletâneas da autora. Indico o livro “Todos os contos“, pois realmente vale a pena a leitura.

Como Clarice Lispector é muio estudada em cursos superiores, neste link você tem acesso ao conto e também uma análise linguística sobre a obra.

Plano de aula: Uma esperança (Clarice Lispector)

Parte A – Conversa prévia e leitura

  • Converse com os alunos sobre o que é esperança e acolha os comentários. Neste momentos é importante valorizar as respostas mais subjetivas sobre o tema, pois isso ajudará na interpretação do conto.
  • Realize a leitura.
    • Se for possível ler presencialmente, cada aluno pode ler de forma individual e depois pode ser interessante fazer uma segunda leitura em conjunto, com cada um lendo um parágrafo em voz alta.
      • Aconselho a deixá-los a vontade neste momento, para que a leitura seja feita por aqueles que gostam de ler em voz alta.
      • Reforce a importância de ler “com emoção”; ou seja, atentando-se às pontuações que colaboram para o efeito de sentido.
    • Se a aula for à distância (ou como lição de casa)
      • O conto está disponível para leitura em diversos sites, como no Letrama. Envie o link para os alunos.
      • Para aqueles alunos que preferem ouvir, uma excelente opção é a leitura da atriz Araci Balabanian, disponível no You Tube:

Parte B – Roda de conversa

Após a leitura, é hora de acolher os comentários e verificar as relações que os alunos fizeram com o inseto chamado esperança e também com o sentimento.

DICA: relacionar a esperança com o atual momento em que vivemos: a política, a pandemia, os caminhos individuais e coletivos de nossa sociedade. Há esperança?

Parte C – Interpretação de texto

Há muitos sites que oferecem atividades de interpretação de texto, porém, uma boa interpretação de texto parte das primeiras indagações dos alunos a respeito de um texto.

Então, abaixo estão algumas sugestões de perguntas, mas que merecem uma seleção prévia e ajustes, pois o ideal sempre é fugir das tradicionais atividades de apenas ler perguntas e respondê-las sem reflexão.

  1. Porque a narradora esclarece logo no início do conto sobre qual esperança ela está falando?
  2. Há um trecho no terceiro parágrafo que comprova que a própria narradora havia pensado no sentimento. Qual é esse trecho? E por que ela fez essa relação?
  3. O menino, ao observar o inseto, diz coisas como: “ela só tem alma”, “ela é burrinha”, “parece que esperança não tem olhos”, “é guiada pelas antenas”, “ela se esqueceu de que pode voar”, “pensa que só pode andar devagar assim.” Como a mãe interpreta essas constatações do filho? DICA: é possível entregar um papel com essas frases para cada aluno e pedir a eles que a interpretem.
  4. No trecho “O menino, morta a aranha, fez um trocadilho, com o inseto e a nossa esperança”. Que trocadilho poderia ter sido feito entre o inseto e o sentimento?

Conheça outros planos de aula aqui.

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

3 comentários

  1. […] –> Dica: leitura e interpretação do conto “Uma esperança”, de Clarice Lispector. […]

  2. prfvrrr preciso pra hoje

  3. quais sao as respostas

Deixe um comentário