13 canais no YouTube para aprender política

Falar de política não é fácil. Requer estudos, abertura ao diálogo, ação. Não é à toa que a máxima “política, religião e futebol não se discutem” se sustenta até hoje. Mas, sinto informar, esses assuntos se discutem sim! Se estamos na atual situação é porque, infelizmente, somos tomados por apatia misturada à ignorância, o que nos leva a achar que política é uma entidade externa, relacionada apenas ao que está acontecendo em Brasília ou ao voto de quatro em quatro anos, e por isso estamos alheios às discussões e decisões mais importantes.

Talvez a democracia representativa opere mesmo com base nessa apatia, mas o fato é que a política, enquanto ciência, está em todos os momentos da nossa vida. Está nos programas que passam na sua TV, no combustível que você coloca no seu carro, na comida que você traz para a sua mesa.

Então, sinto informar novamente, precisamos falar sobre política. Ataques como os que a cantora Anitta vem sofrendo, por decidir levantar questionamentos políticos em lives semanais, ou críticas que até a Livro & Café já sofreu por seus posts, quando alguns seguidores disseram que literatura e política não se misturam, só mostram o quanto estudar política é uma necessidade urgente. Já passou da hora de deixarmos o discurso “isentão” de lado, porque – hoje eu estou destruindo ilusões – não existe isenção.

Todos nós temos um posicionamento e cabe a cada um(a) de nós lutar para superar a ignorância disfarçada de imparcialidade (o mesmo vale para as opiniões maquiadas de argumentos). Se seu artista/youtuber favorito não se posicionou sobre determinado assunto não significa que ele não tenha uma posição, mas, sim, que muitos e fortes interesses estão por trás de uma aparente neutralidade. E, ah, não custa repetir o óbvio: literatura e política se misturam e muito!

Ok, então como aprender mais sobre política? Podemos recorrer aos livros, como os indicados nesta lista produzida pela Francine Ramos, e há também diversos canais no Youtube que discutem várias temáticas políticas. Porém, como toda seleção é parcial, as indicações que trago aqui são baseadas em critérios e preferências pessoais. Fique à vontade para compartilhar nos comentários outros canais que você acompanha! 

Tese Onze

O Tese Onze é um canal do YouTube criado, desenvolvido e produzido pela socióloga Sabrina Fernandes em 2017. Seu intuito inicial era intervir em debates relevantes da esquerda brasileira, mas logo se tornou um veículo para debates sobre política, senso comum, ecossocialismo e temas diversos. Hoje, o canal conta com 270.000 inscritos, além de seguidores no Twitter, Instagram e ouvintes na versão podcast. 

Meteoro Brasil

Este é canal sobre cultura pop, política, ciência e filosofia, com conteúdos bem legais para conhecer e debater os principais assuntos da cultura, do Brasil e do mundo.

Leitura ObrigaHISTÓRIA

O Leitura ObrigaHISTÓRIA é dedicado à História Pública e às demais Ciências Humanas, focado em vídeos expositivos que buscam levar conteúdo acadêmico a públicos mais amplos. O canal é formado por Icles Rodrigues (historiador e mestre em História pela UFSC), Luanna Jalles (historiadora formada pela UFSC) e Mariane Pisani (formada em Ciências Sociais pela UFSC, mestre em Antropologia pela UFSC e doutora em Antropologia pela USP, atualmente professora na UFT).


O mundo segundo Ana Roxo

O canal comandado por Ana Roxo e Tati Fadel se propõe a trazer explicações simples para assuntos complexos, com uma boa dose de ironia.

Jones Manoel

Canal criado pelo historiador, professor, educador popular e youtuber Jones Manoel, no qual ele discute temas relacionados à política, história, marxismo e muito mais.

Canal Púrpura

Criado em 2016 pela ativista Mariana Motta, o Canal Púrpura é um portal que desenvolve temas como consciência política, meios de opressão, LGBTfobia, machismo, consciência de classe, desigualdade social e pautas identitárias sob uma ótica progressista. Focado em uma linguagem acessível e uma abordagem descontraída, ele traz um repertório periódico de vídeos analíticos, lives, entrevistas, coberturas de atos públicos e fotos para incentivar a participação política e fazer do papel de cidadão um exercício mais prazeroso e responsável.

Saia da Matrix

Um canal de críticas sobre economia política com pitadas de história, filosofia e sociologia, criado pelo professor Humberto Matos, que leciona desde 2005. Segundo Matos, Saia da Matrix é um projeto de luta pedagógica que visa construir o debate político e social com base na razão. Busca aprofundar o debate através de argumentos e informações, focando nos temas polêmicos que cercam o debate político e social na web.

Tempero Drag

Tempero Drag é comandado pela drag queen Rita von Hunty, criada e performada por Guilherme Terreri. Os vídeos debatem temas contemporâneos, como monogamia, consciência de classe e discurso de ódio, e traz conhecimentos que envolvem literatura, teatro, sociologia, antropologia e política.

Debora Baldin

O canal da Debora Baldin, militante do movimento LGBT e feminista, propõe-se a falar sobre política, cultura, atualidades, diversidade e entretenimento misturados.

Papo de Preta

Papo de Preta foi idealizado por duas jornalistas de Juiz de Fora/MG, Natália Romualdo e Maristela Rosa. O canal, segundo as idealizadoras, existe para dar vez e voz à mulher negra e traz temas diversos, como política, sociedade, cultura pop, cotidiano etc.

Roda Viva

Desde 1986, quando a democracia engatinhava após o regime militar, a TV Cultura abriu um espaço plural para debates, que hoje também está presente no YouTube. O programa proporciona reflexões não só da realidade brasileira e mundial, como do próprio jornalismo e dos jornalistas, por meio da apresentação de ideias, conceitos e análises sobre temas de interesse da população.

Greg News

O comediante Gregório Duvivier traz um olhar crítico e cômico para pautas fundamentais do Brasil e do mundo e vai além da conjuntura para destrinchar temas relevantes de forma acessível e divertida.

TV Boitempo

Canal de vídeos da editora Boitempo, que tem em seu catálogo diversas publicações sobre economia, política, história e cultura, assinadas por influentes pensadores nacionais e internacionais de esquerda. A TV Boitempo abriga uma grande variedade de formatos de vídeos, desde colunistas fixos, webcursos e entrevistas, passando por drops e séries temáticas com autores, até gravações de debates, palestras e eventos promovidos pela editora.

Leia mais: 10 livros para entender a América Latina


Default image
Bruna Bengozi
Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".
Deixe um comentário