5 ideias de aulas interativas com o Google Docs

Tenho desbravado o universo da tecnologia em aulas ministradas pelo Google Meet. A experiência tem sido muito interessante, mas, claro, exige novas habilidades para os professores e também um pensamento diferente no quesito programar uma aula e conduzi-la. Por isso, trago aqui 5 ideias de aulas interativas com o Google Docs pautadas pela simplicidade.

Realmente, em um panorama geral, é importante que os professores sejam capacitados para o uso da tecnologia. No entanto, muitas coisas simples são possíveis de fazer e causam um bom resultado para as aulas interativas ao vivo. E este é o principal objetivo dessas ideias.

Ideia #1 Para compartilhar conhecimentos prévios

Com o Google Docs aberto e compartilhado com os alunos, é possível que todos editem um mesmo arquivo. Isso pode ser útil para montar um mural de conhecimentos prévios para suas aulas interativas. Há um suporte no próprio Google, que te ajuda a fazer isso: Compartilhar e colaborar em arquivos ou compartilhar arquivos com grupos grandes de pessoas. Se preferir, há um vídeo no You Tube que mostra o passo a passo.

Ideia #2 Produção de texto

Sabemos que a produção de texto demanda várias etapas e também organização. Antes mesmo da pandemia, eu gostava de produzir textos usando as ferramentas do Google Drive, pois realmente facilita todo o processo de leitura, revisão, correção… até chegarmos na versão final. Então, essa dica é mais uma questão de organização! Pastas e links organizados garantem uma aula fluída!

E a melhor parte de usar o Google Docs é a opção de Revisão, que permite o professor corrigir e comentar. É bem simples: ao selecionar uma palavra ou parágrafo, irá aparecer uma opção de incluir um comentário. Veja um vídeo explicativo

Ideia #3 As perguntas e as respostas…

Algumas atividades e suas funções precisam ser revistas. A eterna interpretação de texto com perguntas que não conduzam o aluno a uma reflexão não é o caminho ideal. Mas com o Google Docs essa experiência pode ser compartilhada de forma a se tornar um desafio.

Após ler um texto com eles durante uma aula ao vivo, que tal abrir um Docs com algumas perguntas reflexivas e pedir para eles redigirem respostas de forma coletiva? Usando a mesma estratégia da Ideia #1, você pode organizar duplas ou trios que ficarão responsáveis por responderem uma única pergunta no mesmo arquivo. Você e os alunos poderão visualizar em tempo real como os colegas estão construindo suas respostas. É um momento também para trocar ideias sobre a norma padrão de escrita, sobre a importância de corrigir as palavras escritas incorretamente etc…

Ideia #4 Modelos de textos

O Google Docs oferece também uma galeria de modelos de textos. É muito bacana propor uma atividade em que os alunos partam de um layout pré-formatado. Tem opção de Carta, Receita, Fichas, Folhetos, Boletins informativos, Currículo… É simples: ao clicar em Novo – Documentos Google, aparecerá uma pequena seta que, ao clicar, vai lhe mostrar a opção “Com base em um modelo”. Então, é só escolher e usar!


aulas interativas
Modelos prontos para aprender e ensinar gêneros textuais e suas funções

Ideia #5 Leitura e bate-papo

Ler com os alunos é uma das atividades que mais gosto. É um prazer imenso poder desbravar um livro e perceber o interesse deles, a curiosidade, a dúvida… E isso também pode ser feito no Google Docs.

É claro que não faz sentido ler um livro inteiro, mas a ideia de aulas interativas que partam da simplicidade, para este caso de leitura, consiste em pegar um pequeno trecho de um livro, um conto, uma poesia, entre tantas outras possibilidades, e compartilhar pelo Google Docs. O eterno copiar e colar aqui ganha a sua função. E, a medida que a leitura for acontecendo, professores e alunos podem “anotar”, pelo método de comentários suas dúvidas, ideias e opiniões a respeito da obra.

Por fim, o interessante é que, o professor terá um registro desses momentos de interação, tão importantes para construir a ideia de colaboração e coletividade.

Abaixo dois links com ótimos textos para usar em aulas interativas


Default image
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

2 comentários

  1. Informações bastante úteis, obrigado.
    (Obs.: PANORAMA, é um substantivo masculino).

Deixe um comentário