Thais Laham Morello

Thais Laham Morello lança “A Corda”, seu primeiro livro para adultos

A psicóloga e escritora Thais Laham Morello, que já publicou diversos livros infantis, lança sua primeira obra para adultos, com ilustrações e design editorial de Eliete Della Violla.

A escritora e psicóloga Thais Laham Morello já escreveu diversas obras infantis nos últimos anos, algumas delas inspiradas em seu gato, o fofo Atum. E, neste ano, resolveu se lançar a um desafio, que começou, na verdade, em 2018: escrever e publicar, de maneira independente, seu primeiro livro para o público adulto.

O resultado é A Corda, que contou com o belo trabalho de Eliete Della Violla, responsável pelas ilustrações e design editorial do projeto. Segundo Thais, a ideia do livro começou ao acaso, nos momentos de espera entre um paciente e outro no consultório, e a escrita livre acabou se tornando um hábito, uma rotina, mas nem um pouco banal, já que colocar as palavras num papel se revelou um momento de catarse e de descoberta.

“Poderia ser apenas um instantezinho qualquer, só passagem, mas a cada pessoa que escuto me conecto comigo mesma e então me alimento daqueles que me confiam a alma. E é isso que me leva ao caderninho. Sentada atrás do meu divã, sinto o espanto da novidade, daquilo que o outro acorda em mim, que dormia em algum canto e eu mal sabia. Me assusto com a eterna novidade de me descobrir a cada contato. Toda pessoa que deita ali, no meu divã, contribui mais do que possa supor na minha construção e, por isso, essa urgência de escrever. Escrevo para aguentar a vida. Nos momentos de espera, dos pequenos ócios, da falta de sono. Foi assim que o livro foi se concretrizando. Escrevo para viver: tiro da cabeça e coloco no papel e assim descanso um pouco de tanto sentimento.” (Trecho do prefácio de A Corda)

Foto: Eliete Della Violla/Divulgação.
Thais Laham Morello
Foto: Eliete Della Violla/Divulgação.

O design do livro reforça a ideia de continuidade de um diário, no qual Thais anotou suas reflexões pessoais. No projeto, Eliete produziu ilustrações em monotipia partindo da corda de sisal e folhas de carbono pressionadas em um rolo esticador de massa. Essas monotipias seguem pelos quase 7,5 metros de livro-sanfona. O título da obra também reflete a aventura e as incertezas da autora em se lançar a uma outra escrita e a um outro público:

“O outro que habita em mim é um juiz que vive a me julgar, me matando aos poucos, mas o lançamento deste livro foi meu triunfo: venci quem mais me desestimulou e então pude viver a alegria de publicar esses escritos. A vida é como se equilibrar por uma corda. Cai de um lado, levanta, cai do outro, levanta mais uma vez. Escrever para adultos me fez cair várias vezes. E foi cada tombo! E a cada vez que eu estava no chão, o juiz aparecia insistentemente a me desassossegar: ‘Como escrever para adultos se você só sabe escrever para crianças?’ Pois então me levantei todas as vezes e decidi: vou escrever um livro infantil para adultos. E assim, aqui estou, em pé com meu livro. Com palavras simples. Com desenho. Com a espontaneidade tão profunda das crianças.” (Trecho do prefácio de A Corda)

Thais Laham Morello
Foto: Eliete Della Violla/Divulgação.
Thais Laham Morello
Foto: Eliete Della Violla/Divulgação.

O livro pode ser adquirido diretamente com a escritora, pelo Facebook e Instagram.


Sobre a autora

Thais Laham Morello é psicóloga especialista em psicologia clínica psicanalítica. É autora de livros infantis como a série do Atum, o gato grato, o livro CA-TA-RI-NA e O búfalo que só queria ficar abraçado, todos publicados pela editora Carochinha, além da obra Conte Para Alguém!!!, publicado pela editora Metanoia. A Corda é seu primeiro livro para adultos e também o primeiro lançado de maneira independente.

Sobre a ilustradora e designer

Eliete Della Violla é artista, escritora e designer gráfica residente em Sorocaba, interior de SP. Dentre seus temas estão a comunicação e a incomunicabilidade, a existência física e poética do corpo e a reflexão sobre o próprio processo de criação. Transita pelo universo impresso a partir de uma perspectiva experimental, tendo o papel como principal suporte. Suas pesquisas gráficas também são temas de oficinas que oferece em escolas, espaços culturais e unidades do Sesc. Bacharela e Tecnóloga em Design Gráfico, realiza trabalhos como freelancer na área editorial, desenvolvimento de identidade visual e material gráfico para instituições, artistas e projetos culturais. É autora de Sim, livro de poesias lançado no ano passado e sobre o qual falamos aqui na revista.

Leia mais: Ebook “Caderno do Eu” e a Escrita Terapêutica

Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestra em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário